Buscar no site

Pedalada Contra as Drogas: um convite para todos lutarmos contra um inimigo comum

A 15ª Marcha e Pedalada Contra as Drogas ocorrerá neste sábado, dia 24, com início marcado para às 8h30 em frente ao DER

Fernando Nascimento

  • 23/06/23
  • 09:00
  • Atualizado há 47 semanas

111/118

Série 118 anos de Assis

Hoje falaremos sobre um evento que, desde 2010, movimenta a sociedade assisense e traz conscientização sobre um dos maiores problemas de saúde pública no planeta: o uso e abuso de álcool e outras drogas. Conheça a Marcha/Pedalada das Famílias Contra as Drogas de Assis, em sua 15ª edição.

O evento foi criado pelo Vereador Pastor Nivaldo, especialista em dependência química, que percebeu a necessidade de abordar o tema, durante seu trabalho na Comunidade Terapêutica Idac Maanain. Ele lidava de perto com o sofrimento das famílias que tinham parentes atendidos.

divulgação

Desde sua criação, o movimento se espalhou por cidades da região. Durante a pandemia de Covid-19,foi realizada em forma de carreata, para evitar aglomerações. Todos os anos, são reunidas centenas de pessoas, adultos e crianças, que recebem orientações sobre o combate ao uso de substâncias entorpecentes, além de viverem momentos de diversão entre família e amigos.

No primeiro ano (2010) houve duas edições do evento, assim como no ano passado. A realizada em dezembro, contou com a participação da Federação Paulista de Ciclismo e fez parte da campanha Pedalada do Bem.

A 15ª Marcha e Pedalada Contra as Drogas ocorrerá neste sábado, dia 24, com início marcado para às 8h30 em frente ao DER, com a chegada na Praça da Concha Acústica, onde serão sorteados uma bicicleta e brindes, com shows com música ao vivo.

divulgação

"As famílias sofriam tanto por conta da situação em que seus parentes não conseguiam se livrar do uso abusivo de entorpecentes. Diante disso, decidi desenvolver um projeto no qual a população pudesse manifestar-se contrária a essa situação. Assim, iniciamos o movimento Pedalada Contra as Drogas, que agora ganhou mais força com a Marcha e Pedalada das Famílias Contra as Drogas. Combater as drogas é um dever de todos nós", comenta o Pastor.

Além de várias entidades públicas e privadas da cidade, a prefeitura também apoia a iniciativa de conscientização da sociedade sobre os perigos das drogas e na promoção de um estilo de vida saudável.

O evento é realizado próximo a 26 de junho, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde 1987, como o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas. A data foi criada para conscientizar a população global sobre essa temática, enfatizando a necessidade de combater os problemas sociais criados pelas drogas ilícitas, além de planejar ações de combate à dependência química e o tráfico de drogas.

Todos estão convidados a participar.

Uma história de amor escrita há 13 anos. Combater este mal que tem assolado a humanidade é uma forma de amar, e todos devemos nos engajar nesta causa.

Receba nossas notícias em primeira mão!