29 de Janeiro de 2023
20º/30º
Notícias - Local

PF realiza operação de combate a fraudes no seguro-desemprego e cumpre mandados em Assis

Ação foi deflagrada nesta terça-feira (29) com apoio da Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista. Esquema pode ter desviado quase mais de R$ 800 mil dos cofres públicos

A Polícia Federal em Presidente Prudente, com o apoio da Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista, vinculada ao Ministério do Trabalho e Previdência, deflagrou nesta terça-feira (29), em Assis (SP), uma operação de combate a fraudes no seguro-desemprego.

A operação, que recebeu nome de Hemera - termo em latim que faz referência à Deusa da Mentira - , investiga a atuação de grupo criminoso que praticava estelionatos diversos, visando o recebimento indevido de benefícios de seguro-desemprego.

divulgação - PF realiza operação de combate a fraudes no seguro-desemprego e cumpre mandados em Assis -  Foto: Divulgação
PF realiza operação de combate a fraudes no seguro-desemprego e cumpre mandados em Assis - Foto: Divulgação


Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, dois deles em escritórios de contabilidade, todos na cidade de Assis.

Durante a primeira fase da investigação, foram coletados elementos indicativos de que o grupo constituía pessoas jurídicas de fachada para justificar vínculos de emprego das pessoas que seriam beneficiadas com as fraudes.

divulgação - Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em endereços de Assis — Foto: Polícia Federal / Divulgação
Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em endereços de Assis — Foto: Polícia Federal / Divulgação


Até o momento foram identificadas três pessoas suspeitas de integrarem o grupo criminoso, cinco pessoas jurídicas fictícias e mais de 120 pessoas físicas cooptadas, bem como 150 benefícios de seguro-desemprego, em tese, fraudulentos, requeridos entre maio de 2021 a novembro de 2022, que acarretaram à União prejuízo aproximado de R$ 830 mil.
G1 - Bauru e Marília
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM