Buscar no site

Prefeitura de Assis e Unimed inauguram Jardim Sensorial no Parque Buracão

Quem passar pelo parque vai notar que o Jardim Sensorial é um local em que se mantém plantas com características exploradas pelos cinco sentidos: tato, olfato, visão, audição e paladar

Redação Assessoria de Imprensa Unimed Assis/ AssisCity

  • 24/10/18
  • 13:00
  • Atualizado há 290 semanas

Foi inaugurado no sábado, 20 de outubro, no Parque Buracão, o Jardim Sensorial, um projeto da Unimed Assis, por meio da AMU - Associação Mulher Unimed, em parceria com a Prefeitura Municipal e Fundo Social de Solidariedade. Também são parceiros dessa iniciativa a Planass Arquitetura; AADVAR - Associação de Amigos e Deficientes Visuais de Assis e Região; a paisagista Marinela Pante Ribeiro. O Jardim Sensorial conta ainda com voluntários da Unesp de Assis e da Unimed de Lins. Logo após a inauguração, o Coral da Unimed fez uma linda apresentação aos presentes.

Quem passar pelo parque vai notar que o Jardim Sensorial é um local em que se mantém plantas com características exploradas pelos cinco sentidos: tato, olfato, visão, audição e paladar. A utilização de todos os sentidos e a estrutura do jardim permitem que todas as pessoas, inclusive com necessidades especiais, aproveitem o espaço e tenham um contato próximo com o meio ambiente. O projeto tem o objetivo de ter pessoas com deficiência visual como monitores do jardim, orientando as pessoas a conhecerem cada detalhe do espaço como: plantas, o caminho das sensações e as placas escritas em braile.

A presidente da AMU, Rosana Conte Boutros, explica que os alunos das escolas que passarem pelo jardim vão ganhar uma venda e assim terão a experiência de conhecer um pouco do que o deficiente visual sente. "O grande propósito desse projeto é realizar e proporcionar a inclusão social. Não é apenas um espaço bonito e agradável, foi tudo pensado para incluir as pessoas, inclusive cadeirantes. Sonhamos durante um ano este projeto e hoje ele foi concretizado".

O presidente da Unimed, Dr. Elyseu Boutros, disse que a cooperativa tem-se mostrado intensamente proativa em projetos como este que envolvem a sociedade. "Estamos muito felizes e satisfeitos com mais essa realização e ressaltamos que o mais importante disso tudo é proporcionar entre as crianças e jovens que irão passar por aqui a possibilidade de uma mudança cultural com o espírito de respeito pelo deficiente e por saber de suas limitações".

Para o superintendente da Unimed Assis, Dr. Eduardo Henrique Áreas Gonçalves este é um momento histórico para a cooperativa que tem dentre os seus pilares a participação na comunidade. "Essa é mais uma ação importante da nossa gestão que se preocupa em cumprir os quesitos do cooperativismo. São essas atividades que resultam em mudanças de comportamento da sociedade em diversos aspectos e de como entender as dificuldades do outro".

O médico oftalmologista, Dr. Eduardo Andregueti, um dos incentivadores da AADVAR elogiou a iniciativa da AMU. "A Associação Mulher Unimed sempre ajudou muito a nossa associação a se manter através de parcerias importantes. Este jardim será um ponto de encontro de pessoas com deficiência e a comunidade". A presidente da AADVAR, Maria Inês Sabino, acredita que "além de motivar as pessoas a se inteirarem com a deficiência, motiva os deficientes a freqüentarem um local próprio para eles".

O prefeito municipal, José Fernandes falou sobre a importância da parceria público-privada para a realização de projetos como este. "Nosso compromisso sempre foi e será cuidar de gente e nunca se fez tanto pela inclusão social como em nossa administração. Esse é um projeto maravilhoso de integração, de acessibilidade e harmonização da sociedade enquanto vivemos num mundo de intolerância. Parabéns a todos os parceiros que ajudaram a viabilizar essa grande obra".

Luciana Barreto Fernandes, Presidente do Fundo Social de Solidariedade fala um pouco do projeto. "Quando fomos procurados, através do Fundo Social de Solidariedade, para idealização deste projeto, com o objetivo criar um espaço dentro do "Parque Buracão" com a implantação de um Jardim Sensorial para desenvolver atividades para pessoas com necessidades especiais, alunos da rede pública, idosos e visitantes do Parque, nos sentimos muito felizes reconhecendo o quão importante seria este projeto. O jardim sensorial difere dos jardins comuns em sua proposta; ele deixa de ser apenas uma área de lazer para se tornar, além disso, uma ferramenta de inclusão social de pessoas com diversos tipos de necessidades. O jardim sensorial não beneficia apenas as pessoas com algum tipo de necessidade especial ou que estejam em reabilitação, pode ser útil para as demais pessoas por estimular sentidos que se encontram adormecidos pela prioridade dada à visão, ajudando-os a relaxar ao entrar em contato com a natureza e a reassumir seu corpo tendo seus sentidos integrados. As Plantas aqui colocadas ajudam a estimular os sentidos da visão, do olfato, do tato, da audição e também o paladar. E os benefícios de um jardim sensorial podem ser aproveitados por qualquer pessoa", conta.

Prefeito de Assis, José Fernandes, Primeira Dama, Luciana Barreto ao lado da presidente da AMU, Rosana Conte Boutros e do presidente da Unimed, Dr. Elyseu Boutros

Todos os envolvidos no Projeto do Jardim Sensorial, Unimed, Prefeitura, Secretarias e voluntários

Receba nossas notícias em primeira mão!