Buscar no site

Prefeitura Municipal de Assis: 105 anos de amor pela cidade

A emancipação de Assis ocorreu apenas 12 anos depois, em 20 de dezembro de 1917, quando foi criado o Município de Assis, com território desmembrado de Platina.

Fernando Nascimento

  • 29/06/23
  • 11:00
  • Atualizado há 43 semanas

117/118

No penúltimo capítulo de nossa História de Amor contada em 118 capítulos, falaremos sobre a sede do Poder Executivo Municipal: a Prefeitura de Assis. Com algumas informações prestadas pelo amigo Luiz Carlos de Barros e outras retiradas do site do órgão.

A história da fundação de Assis remonta a 1º de julho de 1905, quando o Capitão Francisco de Assis Nogueira fez a doação, recebida pela paróquia de Campos Novos do Paranapanema, sob invocação da Sagrado Coração de Jesus, São Francisco de Assis e Obra Pia do Pão de Santo Antônio, de 80 alqueires para constituição de um patrimônio. Você já conhece a história.

Entretanto, a emancipação de Assis ocorreu apenas 12 anos depois, em 20 de dezembro de 1917, quando foi criado o Município de Assis, com território desmembrado de Platina, por meio da Lei Estadual 1581, promulgada pelo então presidente do Estado de São Paulo, o Dr. Altino Arantes.

Divulgação - Prefeitura Municipal de Assis: 105 anos de amor pela cidade
Prefeitura Municipal de Assis: 105 anos de amor pela cidade

A instalação do município foi no ano seguinte, em uma sessão extraordinária realizada no Largo da Matriz "Casa José Xavier", na esquina das ruas Dr. Luiz Pizza e Floriano Peixoto. Nesta reunião, em 20/03/1918, também foi criada a Câmara Municipal e foram eleitos os primeiros vereadores.

Já na sessão de em 6 de abril de 1918, foram eleitos, pelos próprios vereadores, o primeiro Prefeito, o Vereador Dr. João Teixeira de Camargo (que renunciou dois anos depois), o Vice-prefeito, o Vereador João Lúcio da Silva, o Presidente da Câmara, o Vereador Manuel Bernardo da Silva e o Vice Presidente, Vereador Vicente Fernandes Figueiredo.

Algum tempo depois, a Prefeitura funcionou em uma casa na Rua Capitão Assis; depois, na esquina da Praça Arlindo Luz, onde hoje se encontra o Cine FEMA Piracaia; nos anos 50, a Prefeitura funcionou em um casarão na Rua Smith de Vasconcelos e, na década de 60, na gestão do Prefeito Rui Silva, foi inaugurado o atual prédio, na Avenida Rui Barbosa.

Divulgação - Prefeitura funcionou no prédio que hoje é instalado o Cine Piracaia - Foto: Divulgação
Prefeitura funcionou no prédio que hoje é instalado o Cine Piracaia - Foto: Divulgação

Divulgação - Prefeitura instalada em uma prédio na Capitão Assis - Foto: Divulgação
Prefeitura instalada em uma prédio na Capitão Assis - Foto: Divulgação

Divulgação - Prefeitura na Rua Smith de Vasconcelos - Foto: Divulgação
Prefeitura na Rua Smith de Vasconcelos - Foto: Divulgação

Assis teve, ao longo dos anos, 24 prefeitos, alguns que exerceram mais de um mandato: João Teixeira de Camargo, Jonathan M. da Silva, José Coelho Barbosa, Sebastião da Silva Leite, Abílio Duarte de Souza, José Vieira da Cunha e Silva, José de Camargo, Vicente Mercadante, Joaquim Carvalho Mota, José Augusto Ribeiro, Antônio Viana Silva, Thiago Ribeiro, Rui Silva, Oliveiros A. de Castro, Tufi Jubran, Abílio Duarte Nogueira Reinaldo Antônio Silva, Lauro Spera, José Santilli Sobrinho, Romeu José Bolfarini, Carlos Ângelo Nobile, Ézio Spera, Ricardo Pinheiro Santana e, atualmente, José Aparecido Fernandes.

As Secretarias municipais são as de Agricultura e Meio ambiente (SEAMA), Assistência Social (SMAS), Cultura (SMC), Desenvolvimento Econômico (SEDECON), Educação (SME)

Esportes (SEMEA), Planejamento, Obras e Serviços (SEMPLOS), Saúde (SMS),

Fazenda (SMF), Negócios Jurídicos (SMNJ) e Governo e Administração (SMGA).

Divulgação - Prédio atual da Prefeitura Municipal de Assis - Foto: Divulgação
Prédio atual da Prefeitura Municipal de Assis - Foto: Divulgação

A Prefeitura também possui alguns órgãos descentralizados: o Via Fácil, Espaço Cidadania (PAT, Procon e Junta Militar), o Banco do Povo, o Fundo Social de Solidariedade, a Ouvidoria Municipal, o Departamento de Comunicação, o Departamento de Tecnologia e Governo Digital, o Departamento Municipal de Trânsito e a Comissão Municipal de Licitações.

Segundo o Portal da Transparência, são cerca de 3100 servidores.

Da Prefeitura, parte a maioria das decisões que ditam os rumos de nossa cidade. É muito importante que todos nós entendamos como funciona a engrenagem pública municipal para, inclusive, podermos fiscalizar, cobrar as autoridades e, acima de tudo, participarmos da vida de Assis.

Ao longo de seus 105 anos de funcionamento, a Prefeitura tem, às vezes mais, às vezes menos, cumprido seu papel de participar do desenvolvimento de Assis. Isso também é uma história de amor.

Receba nossas notícias em primeira mão!