Buscar no site

Quase 82 anos ininterruptos no ar: Rádio Difusora de Assis

Série '118 anos de Assis'

Fernando Nascimento

  • 02/05/23
  • 11:00
  • Atualizado há 51 semanas

Chegamos à metade de nosso desafiador especial de aniversário da cidade de Assis. Já contamos inúmeras histórias de amor, ajudamos entidades a terem visibilidade, erramos, acertamos mas, acima de tudo, tentamos mostrar o quanto tem gente que se importa com nossa cidade, de uma maneira prática. Esperamos continuar apresentando as coisas boas de Assis, até 30/06.

Bora mais um capítulo especial, daquelas histórias que mostram o protagonismo de Assis, inclusive nas comunicações.

divulgação - Quase 82 anos ininterruptos no ar: Rádio Difusora de Assis
Quase 82 anos ininterruptos no ar: Rádio Difusora de Assis

Quando uma companhia circense, cuja chegada era anunciada por um transmissor RCA Victor, passou por aqui, algumas pessoas da alta sociedade, empolgados com a novidade, foram até o dono do circo e adquiriram o equipamento, que se transformou na Rádio Difusora. Uma das primeiras emissoras de rádio do interior paulista foi instalada aqui, em 23/07/1941, outorgada no ano anterior, pela Portaria do Ministério de Viação e Obras Públicas nº 585, de 20 de novembro.

Dotada deste pequeno transmissor de apenas 100 Watts, ela funcionou, inicialmente, em uma garagem nos fundos da Casa Cunha (secos e molhados) na Rua Floriano Peixoto. Seu êxito foi total e já no ano seguinte foi transferida para o atual prédio, na esquina da Avenida Nove de Julho com a Rua Gonçalves Dias. Sucesso instantâneo, a emissora arrebatava milhares de ouvintes com seus programas de auditório, onde as atrações tocavam e cantavam ao vivo. Seus locutores, em nada ficavam devendo para profissionais de grandes rádios da cidade grande.

divulgação - Fachada antiga da Rádio Difusora - Foto: Memória Fotográfica Assisense
Fachada antiga da Rádio Difusora - Foto: Memória Fotográfica Assisense

Nos anos 50, na chamada Era de Ouro do Rádio, e já como parte da Rede Piratininga, a Difusora transmite outra novidade tecnológica revolucionária: as radionovelas. Com a popularização do rádio, nasceram as primeiros programas, inspirados na dramatização das tramas literárias.

divulgação - Conjunto da Radio Difusora na década de 50 - Foto: Memória Fotográfica Assisense
Conjunto da Radio Difusora na década de 50 - Foto: Memória Fotográfica Assisense

Inicialmente transmitidas à tarde, rapidamente tornaram-se sucesso absoluto, sendo necessário implantar muitos outros horários durante a programação. Quem hoje assiste a séries, filmes ou novelas na TV, talvez não consiga imaginar como era transmitir emoções aos ouvintes, sem o visual. As rádios possuíam uma excelente equipe de atores e principalmente de sonoplastas, responsáveis pelos efeitos sonoros, que faziam quem estava em casa sonhar. Além de poder chegar aos locais mais longínquos, reunindo toda a família em torno do aparelho de rádio.

Outra forma de revolucionar o rádio em Assis, pela Difusora, foi através das transmissões esportivas, especialmente do time da cidade na época, a Associação Atlética Ferroviária, que falamos dias atrás. Evidentemente que transmitir futebol não era uma novidade mas, imagine só, na década de 60, com a tecnologia disponível, apresentar partidas de futebol em outra cidade, com toda a parafernalha telefônica necessária? Foram considerados a melhor equipe esportiva do interior de São Paulo, entre os anos de 1958 a 1962. Em 1970, em cadeia com a Rádio Bandeirantes de São Paulo, transmitiu a Copa do Mundo de futebol do México. Nos anos 80, a Difusora também acompanhou as partidas do VOCEM. E em 1992, com a presença do grande locutor esportivo Fiori Gigliotti, transmitiram a inauguração do Tonicão. "Abrem-se as cortinas e começa o espetáculo".

divulgação - Fachada antiga da Rádio Difusora de Assis
Fachada antiga da Rádio Difusora de Assis

Já nos anos 70, Jovem Guarda, Disco Music, Rock and Roll e muita juventude reunida em um só lugar, fizeram com que a Difusora também revolucionasse o gosto musical de seus ouvintes. Além de marcar época com a chegada da Rotativa Sonora, o programa jornalístico mais longevo do rádio assisense, há cerca de 50 anos no ar. O Rotativa noticiou, em tempo real, a trágica morte do inesquecível Ayrton Senna, há 23 anos.

Os anos seguintes continuaram sendo de novidades e protagonismo. Programas externos, ouvindo o povo, na periferia da cidade. Música sertaneja, programas voltados para o público feminino, entre muitas outras coisas. Como não citar o saudoso Paulo Guazelli, com grande audiência, por mais de 15 anos?

divulgação - Equipe da década de 40 - Foto: Memória Fotográfica Assisense
Equipe da década de 40 - Foto: Memória Fotográfica Assisense

O novo século marcou a principal conquista da Difusora: uma emissora multiplataforma. Em 2007, foi criado o site www.difusoraassis.com.br e, desde então, a rádio vem acompanhando as tendências mundiais de transmissão, investindo em som e imagem. Além de ser um portal de streaming, a Difusora também está presente no Facebook, Instagram, Youtube, TikTok, Spotify e com TV online, tudo on demand. Ou seja, há programação ao vivo, mas os ouvintes e espectadores também podem acompanhar a programação gravada, conforme sua escolha.

Além da programação musical, a Difusora é uma das únicas transmissoras do interior que mantém três programas de jornalismo diários e ao vivo, às 7 horas, em parceria com o Assiscity, às 12 e às 17 horas, sempre privilegiando a informação local.

divulgação - Hora da Notícia, apresentado por Gerônimo Paes - Foto: Reprodução/Youtube
Hora da Notícia, apresentado por Gerônimo Paes - Foto: Reprodução/Youtube

A rádio está em processo de alteração nas transmissões, e, em breve, deixará a frequência 1140 AM para a 102,7 FM, o que também será outra revolução na programação. E, algo que nos chamou bastante a atenção na visita à emissora, a Difusora é uma rádio legal, que paga direitos autorais das músicas tocadas. Vale um abraço especial ao Gerônimo Paes, radialista gestor, que nos recebeu.

divulgação - Streaming da TV Difusora em 2022 -  Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal
Streaming da TV Difusora em 2022 - Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Correríamos um sério risco de deixar de falar de tanta gente boa e revolucionária que passou pelos microfones da Difusora de Assis. Então, fica nosso agradecimento e homenagem a todos os profissionais que marcaram época nesses quase 82 anos, mostrando a cada um de nós como amar a Assis.

Certamente, você tem alguma história com a Difusora.

Receba nossas notícias em primeira mão!