Buscar no site

Rotary: muito amor envolvido, há 82 anos

Existem mais de 34 mil clubes Rotary no mundo, com cerca de 1,3 milhões de membros, chamados rotarianos.

Fernando Nascimento

  • 06/05/23
  • 12:00
  • Atualizado há 46 semanas

Como nós gostamos por aqui, hoje contaremos mais uma história de amor prático com nossa cidade. Ou, se você preferir, com as pessoas de nossa cidade. O Rotary Clube.

O Rotary International é uma associação de clubes de serviços cujo objetivo declarado é unir voluntários a fim de prestar serviços voluntários às comunidades onde atuam profissionalmente, promovendo a ética nos negócios e desenvolvendo projetos em diversas áreas, como saúde e educação, além de valores éticos e também a paz internacional.

O primeiro Rotary Club foi fundado na cidade de Chicago, Estados Unidos, em 1905 pelo advogado Paul Harris e mais três homens de negócios, Gustav Loehr, engenheiro de minas, Hiran Shorey, alfaiate e Silvester Schiele, comerciante de carvão.

A Associação Nacional de Rotary Clubs (National Association of Rotary Clubs) foi fundada em 1910 e em 1912 seu nome mudou para Rotary International em função da admissão do primeiro Rotary Club fora dos Estados Unidos

É composto por clubes locais, formados por líderes comunitários e profissionais, que fomentam e apoiam a realização de projetos de serviço comunitário e de ajuda humanitária em todo o mundo. O objetivo do Rotary é estimular e fomentar o Ideal de Servir como base de todo empreendimento digno, bem como a ajuda ao próximo, promovendo e apoiando a paz e a boa vontade no mundo.

Divulgação

Existem mais de 34 mil clubes Rotary no mundo, com cerca de 1,3 milhões de membros, chamados rotarianos.

O Rotary Club de Assis, pertencente ao Distrito 4510, que abrange a região centro-oeste do estado de São Paulo, foi admitido no Rotary Internacional em 19 de fevereiro de 1941. Nestes 82 anos se dedicou em trabalhar junto a comunidade, com destaque para a Fundação da APAE Associação de Pais e Amigos do Excepcionais de Assis. A cidade possui mais clubes.

O Rotary Club de Assis Norte foi fundado em 05 de março de 1971, com vários projetos junto à comunidade. Seu maior evento é o Rotary Day Especial - Inclusão Social, evento que promove um dia de interação para os alunos portadores de necessidades especiais. Também apoiam o Rotaract Club De Assis Norte, que é um é um clube de serviços para jovens de 18 a 30 anos que tem como objetivo trabalhar pelo bem da comunidade e prestar serviços aos necessitados.

Já o Rotary Club de Assis do Vale é um clube de serviço e tem como seu maior projeto a Fundação Futuro (antiga Legião Mirim), que já falamos por aqui. É composto por 55 associados, mais o pessoal do Rotary Club Satélite Amizade, formado por empreendedores de diversas áreas. Sua fundação foi em 21/09/1991 e desde lá vem prestando grandes serviços à comunidade assisense. É o maior clube do distrito 4.510

Por fim, o Rotary Club de Assis Fraternal foi criado no ano de 1993. Seu nome está associado ao modo como é conhecida a cidade de Assis: "Cidade Fraternal". Clube misto, que foi criado com número de mulheres maior que de homens. Com o passar dos anos tornou-se um Clube Feminino. O clube tem suas ações voltadas para a comunidade local com projetos junto à Santa Casa de Assis, COOCASSIS, Broto Verde, CEDET, Banco de Leite de Assis e outros. Também é parceiro das Escolas de Assis, Casa da Menina, do Sopão da Bete e de outras associações que auxiliam a população carente de nossa cidade. Realiza anualmente o Jantar Rosa, dentro do Outubro Rosa.

Amanhã, será realizado o tradicional Rotary Day, no Recinto da FICAR, em sua 5ª edição. Já falamos ontem sobre o evento, mas é sempre bom repetir… Será um dia inteiro com atividades sobre cultura, saúde, meio ambiente, gastronomia, recreação e esporte.

Entre as atrações do evento estão a Barraca dos Rotary Clubs, o projeto "Cesta Solidária" da Gabi Chizzolini com 15h de arremesso de bola ao cesto e arrecadação de alimentos, a equipe Grilo de Boituva/SP com balonismo, a Vacinalândia com vacinas e testes para crianças e adultos, shows musicais durante todo o evento, feirão de carros seminovos, feira de adoção de cães e gatos, atividades de escotismo, exposição de veículos do Clube do Fusca, participação do Grupo motociclistas "Mike Maluco" e "Primatas Arcanos", circo cultural, xadrez humano e o programa Agita Assis da Secretaria de Esportes, envolvendo atividades físicas para a Terceira Idade.

A entrada será um agasalho ou um litro de leite, e haverá transporte municipal gratuito para o recinto. Além de diversão, será uma ótima maneira de conhecer os trabalhos do Rotary, e até mesmo se envolver e conhecer as formas de participar, de alguma forma

É sempre bom saber que existem pessoas dispostas a doar um pouco de seu tempo em favor do próximo.

Nosso obrigado, aos Rotary Club de Assis!

Receba nossas notícias em primeira mão!