Buscar no site

Secretarias da Educação e do Meio Ambiente promovem ações educativas na Semana do Meio Ambiente

Estudantes se engajam em atividades educativas e sustentáveis durante a Semana do Meio Ambiente promovida pelas secretarias municipais

Assessoria PMA

  • 04/06/23
  • 10:00
  • Atualizado há 46 semanas

A Secretaria da Educação e do Meio Ambiente promovem uma série de atividades durante a Semana do Meio Ambiente, visando conscientizar e educar estudantes sobre a importância da preservação ambiental.

Durante a semana foram realizadas ações entre todas as EMEIFs da rede municipal intitulada "Caixa da Natureza", na qual os alunos de Educação Infantil da 1ª e 2ª etapa recolheram itens relacionados ao meio ambiente (sementes, penas, grãos, flores, entre outros) e a partir desses itens elas planejam desafios para alunos de outras unidades escolares.

As escolas municipais também estão participando da Gincana de Coleta de Eletrônicos, na qual crianças e familiares participam dessa campanha descartando eletrônicos existentes em casa para serem destinados corretamente para reciclagem. Essa iniciativa tem como objetivo conscientizar os estudantes sobre a importância da reciclagem e do descarte adequado desses materiais. A escola que coletar a maior quantidade de materiais ganhará um dia de brinquedos e recreação.

divulgação - Estudantes se engajam em atividades educativas e sustentáveis durante a Semana do Meio Ambiente - Foto: Divulgação
Estudantes se engajam em atividades educativas e sustentáveis durante a Semana do Meio Ambiente - Foto: Divulgação

Em parceria com a Sabesp, a Secretaria da Educação organizou um passeio educativo ao Parque do Buracão e ao Parque Ângelo Ceola. Durante a visita, os alunos assistiram a uma palestra sobre a revitalização de nascentes presentes nos parques e tiveram a chance de explorar a natureza, observar diferentes espécies de plantas e animais, além de aprender sobre a importância da preservação dessas nascentes.

A Semana do Meio Ambiente encerra na segunda-feira, dia 05, com uma peça teatral, intitulada "A água que fugiu do lago", que será apresentada às crianças do 3º ano. Através do teatro, os jovens espectadores podem aprender de forma lúdica e interativa sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e como cada indivíduo pode contribuir para a conservação desse bem tão precioso.

Outro destaque da próxima segunda-feira, dia 05, será a palestra ministrada pela Polícia Ambiental para alunos do 5º ano, que aborda a importância da preservação da fauna e flora. Os estudantes terão a oportunidade de conhecer o trabalho realizado pelos agentes ambientais e tirar dúvidas sobre questões ambientais.

"Todas essas ações realizadas nessa semana oferecem aos alunos uma vivência na prática de conhecimento e conscientização sobre a importância da preservação das nascentes e do meio ambiente, sendo eles multiplicadores dessas informações tão importantes para nossa sobrevivência", complementa Ligiane dos Santos S.Takaasi, assistente técnica pedagógica.

Essas iniciativas visam despertar a consciência ambiental nas novas gerações, mostrando a importância da preservação do meio ambiente para garantir um futuro sustentável. A Secretaria da Educação e a Secretaria do Meio Ambiente reforçam o compromisso em promover ações educativas que estimulem a conscientização ambiental e incentivem práticas sustentáveis em toda a comunidade escolar.

Receba nossas notícias em primeira mão!