Buscar no site

Simpósio na ACIA será 1ª etapa para a criação do Centro de Tecnologia e Inovação do Vale do Paranapanema

Em evento realizado nesta segunda-feira, representantes de instituições educacionais, empresariais e lideranças políticas fizeram o lançamento do Simpósio de Inovação e Tecnologia de Assis, que será realizado entre os dias 18 e 19 de setembro de 2023

Redação AssisCity

  • 29/08/23
  • 08:00
  • Atualizado há 34 semanas

Na manhã desta segunda-feira, dia 28 de agosto de 2023, diversos representantes de entidades educacionais, empresariais e lideranças políticas regionais estiveram na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) de Assis para o evento de lançamento do 1º Simpósio de Inovação e Tecnologia da região. A iniciativa visa promover discussões e ações que impulsionem o desenvolvimento tecnológico e inovador na região do Vale do Paranapanema. Marcado para os dias 18 e 19 de setembro de 2023, das 9h às 17h, a participação no evento será aberta a todos os interessados, sendo apenas necessário se inscrever pelo app (as vagas são limitadas).

Durante o encontro, foi destacada a importância do agronegócio como um dos principais motores para a integração da tecnologia e inovação. Fábio de Rezende Barbosa, um dos grandes entusiastas de inovação e tecnologia, afirmou que o agronegócio do Vale do Paranapanema possui uma significativa representatividade, visto que a região se destaca pela diversidade agrícola, abrangendo culturas como grãos, soja, milho e cana-de-açúcar. Ele enfatizou que a tecnologia, incluindo dispositivos como tratores, drones, satélites e sensores, está se tornando cada vez mais intrínseca a essa área, impulsionando a produtividade e sustentabilidade. "Eu acredito que só através da tecnologia e juntando pessoas capacitadas com conhecimento tecnológico, nós vamos conseguir não apenas manter cada vez mais as pessoas no campo, mas também aumentar a produtividade, usando menos recursos como água e diesel", destacou.

Portal AssisCity - Simpósio na ACIA será 1ª etapa para a criação do Centro de Tecnologia e Inovação do Vale do Paranapanema - FOTO: Portal AssisCity
Simpósio na ACIA será 1ª etapa para a criação do Centro de Tecnologia e Inovação do Vale do Paranapanema - FOTO: Portal AssisCity

O encontro reuniu diversas vozes em prol da inovação, como Oscar Gozzi, prefeito de Tarumã e representante do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (CIVAP), que ressaltou a importância que o simpósio terá para o crescimento econômico e o desenvolvimento regional. "É um momento importantíssimo, pois representa a possibilidade de empoderamento da sociedade civil organizada, de todos os segmentos da sociedade: industrial, comercial, educacional e governamental, em busca de oportunidades de desenvolvimento regional. Somente com esse empoderamento e união de todos é possível permitir o desenvolvimento de uma região. É, portanto, um momento histórico e a nossa região merece essa oportunidade", afirmou Gozzi.

O diretor da UNESP de Assis, Profº Dario Abel Palmieri, destacou que a realização do simpósio é a concretização de um anseio antigo de Assis. "Estamos reunindo um conjunto de personagens, entidades e pessoas que representam diversas instituições, mas, mais do que isso, representam este antigo anseio da nossa cidade e da nossa região. Há muito tempo, discussões sobre inovação e desenvolvimento local e regional vêm acontecendo, e agora estão sendo abraçadas por esse grupo. É a realização de um sonho que está começando a se concretizar. Esperamos que os resultados sejam extremamente positivos para todos nós", comentou.

Para o representante da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), Alex Poletto, o simpósio acontece em um grande momento para o setor empresarial de Assis. "Este 1º Simpósio de Inovação e Tecnologia surge de tantas experiências que já tivemos no passado, envolvendo a Unesp, a FEMA, a FATEC, eventos da ACIA e do CIVAP. Todos nós pensávamos em inovação, mas cada um atuava de forma isolada. Agora, chegamos a um ponto em que a união e a cooperação se mostraram importantes, e todos compreenderam isso. O objetivo é fazer com que nossa região continue progredindo e evoluindo na pesquisa e na ciência. Este evento vai proporcionar a oportunidade de grandes inovações na área da tecnologia, que é o ponto mais importante e construir o que já estávamos trazendo de forma isolada, mas agora de maneira mais abrangente", destacou Poletto.

Portal AssisCity - representantes de instituições educacionais, empresariais e lideranças políticas fizeram o lançamento do Simpósio de Inovação e Tecnologia de Assis - FOTO: Portal AssisCity
Representantes de instituições educacionais, empresariais e lideranças políticas fizeram o lançamento do Simpósio de Inovação e Tecnologia de Assis - FOTO: Portal AssisCity

Nilson Mello, presidente da ACIA também expressou entusiasmo com o evento, ressaltando o papel da associação em apoiar e promover a inovação entre os empresários locais. "Sabemos que a ACIA pode contribuir muito com esse projeto, somos parceiros deste evento e estamos empolgados em poder sediar a sua primeira realização. Queremos criar um ambiente propício para o desenvolvimento contínuo de tecnologia e inovação não apenas em Assis, mas para todas as cidades que fazem parte do Vale do Paranapanema", disse.

Roberta Messias, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Assis, expressou a importância da participação integral da secretaria no simpósio. "Desde o início, estamos engajados nesse evento, trabalhando lado a lado com os organizadores para garantir que ele seja um sucesso", afirmou. Durante os dias 18 e 19, a equipe estará presente para oferecer suporte em diversas áreas conforme a necessidade, visando a eficácia e o impacto positivo do evento", frisou.

O simpósio representa uma oportunidade única para transformar Assis em um polo de inovação e tecnologia para toda a região. A qualificação profissional e a melhoria das oportunidades de emprego são metas alinhadas com a visão da secretaria. "Ao aproveitarmos a tendência atual de inteligência artificial e tecnologia, podemos elevar Assis a novos patamares de desenvolvimento", acrescentou Messias.

A iniciativa do governo estadual, por meio da secretaria de ciência, tecnologia e inovação, também foi destacada como crucial para criar um ambiente propício à inovação. O apoio do poder público, aliado à colaboração entre instituições de ensino, empresas e comunidade, visa estabelecer um ecossistema favorável ao desenvolvimento tecnológico e ao crescimento econômico da região.

O 1º Simpósio de Inovação e Tecnologia marca o início de um ciclo de desenvolvimento regional impulsionado pela colaboração entre diversos atores que tem como objetivo final criar o Centro de Inovação Tecnológica do Vale do Paranapanema (CITEC), trazendo conhecimento e inovação que prometem transformar a região em um polo de referência no país.

Confira a programação:

Dia 18/09

Credenciamento: 08h30 às 10h00

Local: ACIA

09h30 às 11h50 - Abertura e Mesa Redonda

Tema: "Inovação e Desenvolvimento Regional"

12h00 as 13h50 - Almoço (visita aos espaços e stands das empresas)

14h00 às 15h00 - Palestra: "O papel da InvestSP no fomento à inovação e atração de investimentos para o Vale do Paranapanema" - Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (InvestSP)

15h15 às 16h15 - Palestra: "Internacionalização de empresas de inovação e tecnologia: oportunidades e desafios para o Vale do Paranapanema" - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil)

16h30 às 18h00 - Visita aos espaços dos expositores e networking

Dia 19/09

Local: ACIA

08h30 às 11h50 - Apresentações de cases regionais de sucesso: "Inspiração e aprendizado em 15 minutos" - Áreas tecnológicas: agricultura, biotecnologia, tecnologia da informação, processos industriais, indústria de alimentos, serviços digitais, etc.

12h00 às 13h50 - Almoço (visita aos espaços e stands das empresas)

14h00 às 15h00 - Palestra: "O papel do SEBRAE no fomento à inovação e tecnologia no Vale do Paranapanema" - SEBRAE

15h15 às 16h45 - Mesa Redonda: "Governança para impulsionar a inovação e a tecnologia no Vale do Paranapanema" -

Moderação: Pref. Oscar Gozzi.

16h50 às 17h10 - Assembleia Geral para elaboração e entrega da carta de solicitação da Criação e Instalação do Centro de Inovação Tecnológica do Vale do Paranapanema (CITEC).

17h15 - Encerramento

Diretor da UNESP, Campus de Assis: Prof. Darío Palmieri

Presidente da ACIA: Sr. Nilson de Mello

Presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação da ALESP: Dep. Est. Mauro Bragato

Dia 20/09

09h00 às 12h00 - Formação de Lideranças, introdução ao Trekking

Local: ACIA

Responsável: Prof. Ramon Juliano Rodrigues (UNESP)

14h00 às 16h00 - Aplicação do Trekking Ambiental, formando líderes

Local: Parque Buracão

Responsável: Prof. Ramon Juliano Rodrigues (UNESP)

Receba nossas notícias em primeira mão!