Buscar no site

SOS Pets: uma história de amor pelos animais abandonados

Desde a sua criação, foram mais de 1600 animais castrados em nossa cidade.

Fernando Nascimento

  • 24/06/23
  • 18:00
  • Atualizado há 47 semanas

112/118

Hoje contaremos a história de um pessoal que, assim como alguns outros grupos da cidade, trabalham contra o abandono, a procriação e os maus-tratos em relação aos animais: A SOS Pets Protetora dos Animais.

A SOS Pets é uma organização não governamental, criada em 18 de setembro de 2014, com a finalidade de promover a castração de animais de rua e de famílias de baixa renda. É reconhecida pela Lei Municipal 6.240/2016, como de utilidade pública do Município de Assis.

Divulgação

Um grupo de amigos que possui seus empregos, suas casas, suas famílias e seus próprios animais, e que voluntariamente fazem o trabalho da ONG em seus tempos livres.

Divulgação - Gato resgatado pelo S.O.S Pets - Foto: Divulgação
Gato resgatado pelo S.O.S Pets - Foto: Divulgação

O principal ideal da entidade é fazer a diferença na vida dos animais abandonados, por meio da castração. Além de inibir instintos de demarcação de território e fuga, a esterilização de fêmeas e machos também auxilia no controle de natalidade, reduzindo consequentemente o número de zoonoses, que são doenças infecciosas que podem ser transmitidas para humanos.

Cada casal de cães que deixa de ser castrado tem a capacidade de gerar até 80 mil descendentes em apenas 10 anos. E no caso dos gatos, esse número pode chegar a 70 mil filhotes.

Divulgação - Cachorro resgatado S.O.S Pets - Foto: Divulgação
Cachorro resgatado S.O.S Pets - Foto: Divulgação

Desde a sua criação, foram mais de 1600 animais castrados em nossa cidade.

Além de encaminhar os animais para a castração, feita com parcerias, a SOS também trabalha pela conscientização das pessoas quanto à causa. O pessoal também organiza campanhas de adoção de animais, doação de ração, entre outras.

A SOS Pets não possui abrigo para animais. Trabalham com o conceito de lares temporários, ou seja, pessoas que cedem um espaço de suas casas e de seu tempo para nos ajudar a acolher e doar os animais que resgatamos.

Por se tratar de ações voluntárias, é extremamente relevante a constituição de parcerias para apoiar a continuação e a ampliação do trabalho. Este ano, será realizada a 4ª Noite Festiva em 15/09 na ACIA, um grande evento realizado com a ajuda de parceiros e apoiadores.

Uma entidade que, há 09 anos realiza, através do voluntariado, ações para amenizar o abandono, a procriação e os maus-tratos em relação aos animais! E, segundo eles, a mais bela de todas, que é a de salvar uma vida. Privá-la da dor, do sofrimento e do medo e cobri-la de alegria, tranquilidade e amor.

A SOS Pets acredita que a castração contribui para que os animais tenham uma vida mais saudável e ainda ajuda a salvar a vida de muitos outros animais que não possuem a mesma oportunidade de ter um lar e receber os cuidados que precisam. Mesmo com ONGs e protetores se esforçando em arrumar um lar para os animais, o a multiplicação ocorre em uma velocidade espantosa.

Conheça mais sobre o trabalho da SOS Pets em suas redes sociais, além de poder se voluntariar.

"Sozinhos não somos nada. Juntos, mudamos o mundo!"

Receba nossas notícias em primeira mão!