Veranico: Final do outono traz temperaturas elevadas para Assis e Região
Condição atmosférica traz temperaturas acima da média para a estação
Redação AssisCity
- 10/06/24
- 09:00
- Atualizado há 13 semanas
Historicamente entendido como uma estação de transição entre o verão e o inverno, bem como por apresentar médias térmicas mais amenas, o outono de 2024 será lembrando por muitos como um período de enorme irregularidade nas chuvas, bem como por temperaturas bem acima da média, sobretudo em nossa região, o Vale do Paranapanema.
No decorrer dos primeiros dois meses da estação, muitos foram os dias que as temperaturas superaram a marca dos 33°C, e longos foram os períodos de estiagem. Segundo o professor de Geografia, Thiago Hernandes, tal situação deu-se em razão da permanência de um intenso sistema atmosférico de alta pressão que criou uma zona de bloqueio atmosférico em boa parte do Brasil central, fato este que impediu a entrada de chuvas e consequentemente reduções na temperatura.
"Foi somente no final de maio que esta situação mudou e que efetivamente as temperaturas e as chuvas se fizeram dentro dos padrões com a entrada de um sistema atmosférico de baixa pressão vindo de latitudes mais elevadas no hemisfério austral. Porém, transcorridos alguns dias, em todo Vale do Paranapanema as temperaturas voltaram a subir de forma gradativa e a baixa umidade relativa do ar, sobretudo durante o dia, passaram a ser marcas recorrentes em todo o Vale", explica o professor.
E é neste contexto que está em curso em boa parte do Brasil central e em áreas do Sudeste e Sul, incluindo a região de Assis, a formação de um novo bloqueio atmosférico, evento este que provocada a ocorrência de um fenômeno climático natural chamado de Veranico. "Veranico é o nome dado às condições atmosféricas caracterizadas por temperaturas bem acima da média por 4 dias ou mais, podendo ultrapassar a casa dos 35°C em algumas localidades, bem como por um quadro de umidade bem baixa", explica Thiago.
Desta maneira, contextualizando com saúde pública e economia, a população deve redobrar os cuidados com a saúde, hidratando-se muito, tomando cuidado com exposição ao Sol nos horários de mais intensidade e também ater-se as questões respiratórias que podem ter pioras em seus quadros. Quanto à agricultura, mais uma vez impactos negativos serão somados a um ambiente produtivo já muito afetado pelo quadro climático atual.