Buscar no site

Verificação de radar na rodovia SP 333, em Assis será realizada pelo Ipem nesta terça-feira

Objetivo é garantir que a leitura dos radares esteja de acordo com a velocidade permitida na via pública

Redação AssisCity - Divulgação

  • 27/03/23
  • 17:00
  • Atualizado há 47 semanas

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) realizará, nesta terça-feira, 28 de março, às 09h30, a verificação metrológica do radar instalado na rodovia SP 333, km 504, em Assis. O objetivo é verificar se a leitura dos radares está em conformidade com a velocidade permitida na via pública, bem como se a velocidade que o radar marca dos veículos está correta e de acordo com a legislação.

A verificação metrológica dos radares é uma ação diária realizada pelo Ipem-SP em todo o estado de São Paulo, de acordo com a Portaria Inmetro 158/2022, que estabelece a obrigatoriedade da verificação uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo. A verificação leva de 20 minutos até uma hora e é realizada por fiscais em conjunto com a equipe da empresa responsável pelo instrumento.

Em caso de chuva, a verificação é cancelada e pode ocorrer também poucas horas antes do agendado, conforme solicitação dos agentes de trânsito ou empresa responsável pelo equipamento. Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação, a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro.

É importante ressaltar que, para aplicação de multas de excesso de velocidade, o equipamento precisa estar verificado pelo Ipem-SP. Em 2022, o Ipem verificou 9.774 radares nos 645 municípios que compõem o Estado de São Paulo. A ação em Assis será realizada pela equipe de fiscalização da regional em Marília.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos