Buscar no site

James Webb: nova imagem do supertelescópio captura a visão mais nítida dos anéis de Netuno em décadas

Segundo a Nasa, o registro inédito destaca as características do gigante de gelo, como seus anéis brilhantes e faixas de poeira, de uma perspectiva completamente nova.

G1

  • 21/09/22
  • 17:00
  • Atualizado há 79 semanas

Os anéis de Netuno observados pelo supertelescópio James Webb. — Foto: NASA, ESA, CSA, STScI
Os anéis de Netuno observados pelo supertelescópio James Webb. — Foto: NASA, ESA, CSA, STScI

O telescópio espacial internacional James Webb capturou seus primeiros registros de Netuno, um gigante de gelo e o oitavo e mais distante planeta do nosso sistema solar. As imagens foram divulgadas pela Nasa, a agência espacial norte-americana, e a ESA, a agência espacial da Europa, na manhã desta quarta-feira (21).

Segundo a Nasa, o registro inédito revela não apenas a visão mais nítida em 30 anos dos anéis desse planeta distante como também suas principais caractetrísticas de uma perspectiva totalmente nova.

Nas novas imagens, é possível ver seus anéis (Netuno tem pelo menos cinco anéis principais formados por bilhões de partículas de rocha, gelo e poeira) e algumas faixas de poeira mais fracas do único planeta em nosso sistema solar que não é visível a olho nu.

As novas fotos surpreenderam os cientistas: "Faz três décadas desde a última vez que vimos esses anéis fracos e empoeirados, e esta é a primeira vez que os vemos no infravermelho", disse Heidi Hammel, cientista da equipe interdisciplinar do telescópio James Webb.

Os registros foram produzidos por meio da Near-Infrared Camera (NIRCam) do observatório, que possui três filtros infravermelhos que mostraram os detalhes do planeta que está mais de 30 vezes longe do Sol do que a Terra.

Com o equipamento, o Webb também conseguiu capturar sete das 14 luas conhecidas de Netuno (veja a imagem acima). Na foto, um ponto de luz muito brilhante se destaca ao lado de Netuno, a lua do planeta, chamada de Tritão.

Receba nossas notícias em primeira mão!