Buscar no site

Onda de ataques hackers se espalha pelo mundo; veja o mapa atualizado

Um ataque cibernético sem precedentes tem se espalhado rapidamente pelo mundo todo nesta sexta-feira, 12.

UOL

  • 13/05/17
  • 08:00
  • Atualizado há 358 semanas

Um ataque cibernético sem precedentes tem se espalhado rapidamente pelo mundo todo nesta sexta-feira, 12. Há relatos de que mais de 70 países foram afetados pelo chamado "Wanna Cry 2.0", incluindo órgãos públicos e empresas privadas no Brasil.

O site MalwareTech, que rastreia botnets e vírus que se espalham pelo planeta em tempo real, montou um mapa atualizado minuto a minuto mostrando a evolução do novo ataque. Você pode conferir o gráfico mostrando todos os ataques e um outro com cada ataque acontecendo em tempo real.

O ataque consiste em um ransomware, programa malicioso que criptografa todos os arquivos de um computador e só os devolve mediante o pagamento de um resgate. Os autores do ataque estão pedindo US$ 300 em bitcoins para liberar o acesso às mais de 70 mil máquinas infectadas ao redor do mundo.

As informações mais recentes são de que o ataque se baseia numa vulnerabilidade do Windows explorada pela Agência Nacional de Segurança dos EUA, a NSA. A brecha foi corrigida, mas computadores que ainda não atualizaram o Windows estão sendo vítimas da onda de ataques.

O Olhar Digital está acompanhando os eventos de perto e vamos continuar atualizando o nosso noticiário com mais informações ao longo do dia.

Mapa do ataque

Receba nossas notícias em primeira mão!