
*Por Pedro Ferrer
Quem nunca teve a maravilhosa experiência de se sentar na poltrona e assistir a um filme? Essas maravilhosas imagens em movimento com sons têm o poder de emocionar, de aterrorizar, de nos fazer refletir, de nos alegrar ou entristecer, de mostrar a realidade, de nos conduzir ao futuro ou até mesmo ao passado.
Para que possamos ter estas experiências de entretenimento cada vez mais incríveis com o avanço da tecnologia, um pessoal trabalha arduamente para que o produto final fique pronto: o filme. São centenas de profissionais envolvidos no projeto, desde o ator (que muitas vezes nem é de carne e osso) até o editor e os trabalhos muitas vezes levam alguns anos para serem finalizados. Quando você está assistindo a um filme, provavelmente não imagina a complexidade que existe para produzir um simples trecho de vídeo ou do grande investimento necessário. O filme Avatar, por exemplo, é uma super produção de 500 milhões de dólares que levou 4 anos para ficar pronta.
Em um filme várias artes se encontram e muitas vezes a literatura é reproduzida. Talvez, podemos considerá-lo com um “livro que vai se escrevendo bem em nossa frente”. É emocionante quando assistimos a um filme que retrata algo que realmente ocorreu, é como se nós estivéssemos lá participando da história ou como se ela se desenhasse diante de nós.
As experiências com o cinema melhoram a cada dia com a invenção de tecnologias que aumentam a interação do público com o que acontece nas telas, como no caso dos cinemas em 3D ou dos discos Blu-ray, que com sua grande capacidade de armazenamento podem guardar e reproduzir enormes quantidades de vídeo e áudio em alta definição, assim como fotos, dados e outros conteúdos digitais. E pensar que tudo começou sem som e em preto e branco, imaginem só!
Acesse e conheça outros de Pedro Ferrer:









