Buscar no site

Candidomotense produz livro infantil com missão de incentivar a leitura

Jovem estudante de Administração cria projeto de coleção com personagem autoral e propósito de estimular a imaginação das crianças em meio ao mundo digital

Redação AssisCity

  • 12/03/23
  • 09:00
  • Atualizado há 57 semanas

O candidomotense Djavan Lopes, de 24 anos, está trabalhando na produção do seu primeiro livro, um projeto de coleção infantil com a ideia de serem 7 livros. O objetivo do projeto é incentivar a leitura das crianças em meio ao mundo digital, estimulando as funções de aprendizado cerebrais.

Intitulado "Milly Bilili e suas descobertas", o livro traz a personagem principal Milly, totalmente autoral. Desde muito pequeno, Djavan desenha e é ilustrador, sempre teve vontade de produzir um livro ou vários. "Sempre foi uma meta de vida para mim, desde muito pequeno mesmo. Eu tenho roteiro de histórias em quadrinhos que eu ainda não produzi, inúmeros designs de personagens criados que também nunca publiquei", conta o jovem.

Djavan Lopes, 24 anos - Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal
Djavan Lopes, 24 anos - Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Com um lado artístico forte, a ideia de criar algo para o público infantil surgiu quando ele percebeu muitas crianças nas mídias sociais. "Criança tem que brincar, criança tem que ler, e imaginar aquele mundo mágico da leitura", afirma Djavan, lembrando quando era pequeno e lia livrinhos, ficava maravilhado imaginando histórias.

O livro traz a personagem Milly, cujas descobertas vêm do sentido de responder as curiosidades das crianças, as dúvidas. "O livro em si traz uma personagem diferente das que eu via na minha época de escola. Milly é uma criança como todas que a gente vê, muito curiosa, muito animada, muito falante, filha de mãe solteira, Milly é uma menina morena e de cabelo afro. O livro é no sentido de mostrar também a diversidade e o que muitas crianças vivem com mães guerreiras e solteiras", destaca Djavan, revelando que sua inspiração para a personagem foi sua mãe, Sueli Franco.

Divulgação - Personagem Milly Bilili - Foto: Divulgação/Arquivo
Personagem Milly Bilili - Foto: Divulgação/Arquivo

O propósito é disponibilizar o livro primeiramente apenas impresso. Após a finalização e o lançamento, Djavan pretende fazer algumas parcerias com pedagogas e escolas da região para que elas avaliem a história e disponibilizar o livro para que elas mostrem para as crianças, produzindo a continuidade da coleção. A missão é fazer com que as crianças aprendam com a Milly e de certa forma se vejam nela também.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais