Buscar no site

Cia. Truks apresenta espetáculo sobre poluição em Maracaí

Sessões gratuitas serão realizadas no Centro Cultural Marinha Andrade Rocha, em três períodos diferentes

Assessoria de Comunicação

  • 26/09/23
  • 14:00
  • Atualizado há 32 semanas

Nesta sexta-feira, dia 29 de setembro, o Centro Cultural Mainha Andrade Rocha (R. José Pinto da Silva, 399 - Jd Karlos Kavan), em Maracaí, recebe o espetáculo gratuito "Expedição Pacífico", da Cia Truck. O evento acontecerá em três períodos diferentes, sendo o primeiro às 8h30, depois às 19h e, por fim, às 14h da tarde. O patrocínio é da Cocal, através da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, do Governo Federal União e Reconstrução, Pronac 204429.

Divulgação - FOTO: Divulgação
FOTO: Divulgação

Nesse espetáculo a Cia. Truks trata de fazer da grande Ilha de lixo que cresce a cada dia em algum ponto do Oceano Pacífico - cuja extensão já é maior do que vários Estados do Brasil juntos - uma sutil alegoria de situações do nosso cotidiano.

Divulgação - FOTO: Divulgação
FOTO: Divulgação

Na história, dois "carroceiros" conduzem uma carroça de lixo repleta de descartes. São pessoas simples e humildes, seres humanos marginalizados pela sociedade, tratados à deriva pelos asfaltos, tal como o lixo que navega pelo oceano. No entanto, na peça eles são representados como verdadeiros poetas.

Divulgação - FOTO: Divulgação
FOTO: Divulgação

Os dois criativos catadores de lixo são capazes de construir, a partir de quase nada - apenas sacolas e lonas plásticas -, um mundo fantástico, de diversão, bom humor e muitos sonhos. Na medida em que recolhem o lixo da grande cidade, o transformam em poesia visual, criando belíssimas imagens, divertidas criaturas e incríveis cenários para onde são capazes de viajar, e onde viverão as suas aventuras e brincadeiras.

Cia. Truks

A Cia. Truks é referência nacional na arte do teatro de animação, com 33 anos de atividades e mais de 9.000 apresentações realizadas no Brasil e em 12 países, com mais de 40 prêmios, indicações e menções honrosas, além de 6 livros publicados. Também coordenou por 10 anos o Centro de Estudos e Práticas do Teatro de Animação de São Paulo.

Recebeu os principais prêmios do segmento: o Mambembe, do Ministério da Cultura; o APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte; o Coca Cola de Teatro Jovem; o Teatro Cidadão, da Prefeitura de São Paulo, e o Estímulo da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, entre outros. Coordenou o centro de estudos e práticas do teatro de animação de São Paulo, espaço de referências desta linguagem artística, em projeto da prefeitura do município, entre 2002 e 2012. Todas as peças do grupo podem ser encontradas no site: www.truks.com.br

Receba nossas notícias em primeira mão!