Buscar no site

Jovem de Maracaí precisa de ajuda para cirurgia de transplante de córnea

Willian Aguiar Oliveira Rodrigues da Silva, de apenas 20 anos, corre o risco de perder a visão do olho direito por conta de uma bactéria rara

Redação AssisCity

  • 08/12/23
  • 15:00
  • Atualizado há 10 semanas

Um jovem de 20 anos, morador da cidade de Maracaí, está enfrentando uma batalha contra uma infecção ocular rara que evoluiu para uma condição grave, levando-o à necessidade urgente de um transplante de córnea.

Willian Aguiar Oliveira Rodrigues da Silva, portador de ceratocone, com histórico de uso de lente de contato, percebeu um tom avermelhado em seu olho direito no mês de setembro. Inicialmente, ele atribuiu a mudança à colocação recente das lentes. No entanto, ao longo dos dias, os sintomas se agravaram, levando-o a procurar atendimento médico.

"Em um primeiro momento, achei que fosse normal pois havia acabado de colocar as lentes. Subi para a aula por volta das 13h e, menos de duas horas depois, percebi que meu olho estava muito pesado. Fui no espelho e vi que estava diferente. Liguei para o meu pai e ele marcou o oftalmologista imediatamente. No primeiro dia de consulta, a suspeita era de que fosse uma herpes, depois pensaram que pudesse ser um fungo, por fim descobriram ser uma bactéria chamada acanthamoeba. Foi aí que entraram com um tratamento específico", contou o jovem.

Apesar dos tratamentos intensivos, incluindo medicamentos orais e colírios, não houve melhoras significativas. Diante da persistência da infecção e do risco iminente de uma perfuração ocular devido à fragilidade da córnea, o médico recomendou uma cirurgia urgente. A família do paciente, diante do custo elevado da intervenção, está promovendo uma vaquinha virtual para arrecadar fundos e ajudar a cobrir os gastos médicos.

"Estou em iminência de ter uma perfuração ocular devido a resistência do tratamento. Preciso do transplante com urgência, para não perder a visão do olho direito", desabafa Willian Silva. "A cirurgia já devia ter acontecido nesta quinta-feira, mas eles conseguiram fazer um curativo para adiar até quando puder, pois ainda é necessário fazer alguns exames. Segunda terei que ir para São Paulo para um exame e teremos que pagar pouco mais de R$ 900,00 pois não podemos esperar pelo SUS", finalizou.

Arquivo Pessoal - A primeira foto foi tirada logo no início de setembro, já a segunda foi tirada nesta quinta-feira, dia 7 - FOTO: Arquivo Pessoal
A primeira foto foi tirada logo no início de setembro, já a segunda foi tirada nesta quinta-feira, dia 7 - FOTO: Arquivo Pessoal

A cirurgia necessária para o transplante de córnea tem um custo total de R$ 26.000,00. A família solicita a colaboração de amigos, conhecidos e solidários para contribuir com o tratamento do jovem. As doações podem ser feitas por meio da vaquinha virtual no link https://www.vakinha.com.br/4279501 ou por meio de transferência PIX para o número (18) 996610703, em nome de Maria Angela.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos