Buscar no site

Paraíso da Pesca: pescador de Florínea fala dos encantos do Rio Paranapanema

A cidade está concorrendo ao Top Destinos Turísticos, vote

Redação AssisCity

  • 04/05/23
  • 14:00
  • Atualizado há 50 semanas

Florínea é uma das cidades agraciadas por fazer margem com o imponente Rio Paranapanema, dono de uma extensão total de 929 quilômetros, e um dos cursos de água mais importantes do interior do estado de São Paulo e participa até o dia 17 de maio de dois prêmios relacionados ao turismo, o cultural e a pesca. Vote e ajude: https://votetop.com.br/voteagora/florinea

Com isso, o município é conhecido por sua cultura de pesca, além é claro de todos os encantos que a natureza proporciona a quem se aventura pelas margens do rio, como o caso do pescador profissional Marcos Silva, de 51 anos, mais conhecido como Bola.

divulgação - Marcos Silva, 51 anos, pescador profissional há 30 anos - Foto: Divulgação
Marcos Silva, 51 anos, pescador profissional há 30 anos - Foto: Divulgação

Bola trabalha com pesca há 30 anos e hoje ajuda a fomentar o turismo de pesca na cidade, sendo guia de pesca, pelo rio Paranapanema. Em entrevista ao Portal AssisCity, ele destacou a importância do rio para a região.

"É um privilégio fazer parte deste ecossistema, Florínea é o paraíso da pesca, aqui nós podemos ter lazer, junto com a pescaria e o turismo. Andamos por esse rio todos os dias, e é incrível ver a natureza que se transforma", pontuou Bola.

divulgação - Bola é acostumado a pescar no Rio Paranapanema - Foto: Divulgação
Bola é acostumado a pescar no Rio Paranapanema - Foto: Divulgação

Falando um pouco sobre as espécies que é possível pescar na região, Bola destacou peixes como: Corvina, Barbado, Pintado, Piassu, Pacu, Piapara, Traíra, Tucunaré, Piau 3 Pintas, Curimba, Carpa, Mandiuva, entre tantos outros.

"A variedade de peixes é imensa, e por isso nós fazemos o trabalho de guia, para oferecer aos nossos visitantes as melhores iscas e varas para cada tipo de peixe. Eu conheço os melhores pontos para pescar, e levo os turistas neles", explicou o pescador.

divulgação - São vária espécies pescadas na região de Florínea - Foto: Divulgação
São vária espécies pescadas na região de Florínea - Foto: Divulgação

Ao lado da esposa e dos filhos, Bola oferece em sua casa de pesca aluguel de ceva, barco, plataforma, vendendo iscas vivas como tuviras, lambaris, camarão.

divulgação - Bola e sua esposa pescam e mantém a Casa de Pesca em Florínea - Foto: Divulgação
Bola e sua esposa pescam e mantém a Casa de Pesca em Florínea - Foto: Divulgação

"Eu me sinto abençoado, aqui em Florínea posso ter o privilégio de fazer o que eu amo e ainda ter de companhia a natureza, sempre estou no meio de tucanos, garças e outras aves que encantam as margens do rio", finalizou.

divulgação - Aves que ficam noas arredores do rio em Floríena - Foto: Divulgação
Aves que ficam noas arredores do rio em Floríena - Foto: Divulgação

Top Destinos Turísticos

Florínea está participando, pela primeira vez, do prêmio Top Destinos Turísticos, que conta com a participação da população na votação e do qual estão participando diversas cidades do estado de São Paulo. O município está concorrendo em duas categorias, Turismo de Pesca e Turismo Cultural.

A premiação será realizada no Encontro Nacional de Parceiros Públicos e Privados, que vai acontecer no dia 17 de junho, no Parque da Uva, em Jundiaí.

divulgação - São vária espécies pescadas na região de Florínea - Foto: Divulgação
São vária espécies pescadas na região de Florínea - Foto: Divulgação

Quem quiser participar da votação pode acessar www.votetop.com.br, no período entre 17 de abril a 26 de maio, em condições de equidade, uma vez que o total de votos será ponderado pela quantidade de habitantes, e transformados em pontos. Os mais bem pontuados serão submetidos a um júri técnico, sendo então eleitos três Top Finalistas e um Top Campeão por categoria.

Receba nossas notícias em primeira mão!