Buscar no site

Pedrinhas Paulista deve decretar estado de emergência pela falta de chuvas

Medida busca auxiliar os agricultores que estão sendo afetados pela seca

Redação AssisCity

  • 21/01/24
  • 10:00
  • Atualizado há 14 semanas

A Prefeitura de Pedrinhas Paulista anunciou neste sábado, dia 20 de janeiro, que deve decretar estado de emergência pela falta de chuvas nos próximos dias. A medida busca auxiliar os agricultores que estão sendo afetados pela seca.

Para elaborar o decreto, o Poder Público procurou a Cooperativa Agropecuária de Pedrinhas Paulista (CAP). O prefeito Freddie Nicolau e a vice-prefeita Ana Claudia Gaeta Di Raimo estiveram na sede da CAP para discutir a situação com a diretoria da cooperativa. O documento ainda não foi publicado no Diário Oficial do município, mas deve ser sancionado na próxima semana.

"É importante buscarmos soluções para apoiar e auxiliar a agricultura, que é a base da nossa economia local e regional. Tenho certeza de que esse decreto será de grande utilidade e, agora, ficamos torcendo por chuvas que tragam dias melhores para as lavouras de Pedrinhas Paulista e também de toda a nossa região", disse o prefeito Freddie Nicolau.

Com o decreto de estado de emergência, os agricultores poderão ter acesso a benefícios como renegociação de dívidas com instituições bancárias e prorrogação de prazos de pagamento. Também poderão receber ajuda das seguradoras em caso de perdas.

O problema da estiagem não está afetando apenas a cidade de Pedrinhas Paulista, outras cidades da região também já estão sofrendo as consequências da falta de chuva em suas produções. Em 2022, uma ação semelhante à proposta da prefeitura de Pedrinhas foi implantada não apenas na região, mas em todo o Estado de São Paulo. "Estamos vivendo um período delicado e precisamos tomar medidas urgentes para apoiar os produtores rurais", finalizou o prefeito.

Receba nossas notícias em primeira mão!