Buscar no site

A distinção entre o médicos generalista e o clínico geral

Como a telemedicina está transformando a relação médico-paciente e a importância de entender a diferença entre Médico Generalista e Clínico Geral

Assessoria/Divulgação

  • 18/10/23
  • 07:00
  • Atualizado há 31 semanas

A telemedicina tem se mostrado uma ferramenta essencial para a saúde da população, proporcionando acesso rápido e eficiente aos profissionais de saúde. No entanto, é fundamental compreender a diferença entre o Médico Generalista e o Clínico Geral nesse contexto. Enquanto o Generalista possui amplo conhecimento na Medicina em atenção primária geral a pacientes de todas idades, o Clínico Geral se especializou em cuidados mais complexos exclusivamente da população adulta. Segundo o médico-gestor do aplicativo de telemedicina Olá Doutor, Rafael Machado, "o esclarecimento da distinção entre estes dois profissionais é crucial para direcionar corretamente as demandas e garantir a qualidade do atendimento remoto aos pacientes".

O médico Generalista é todo o profissional que se formou em Medicina e, por isso, é legal e imediatamente capacitado a atender a todas as áreas de conhecimento da Medicina em atenção primária e a todas as idades, com exceção de realizar cirurgias. Ele é o profissional de escolha para atender todos os casos de primeira complexidade de qualquer área e idade com uma visão global do paciente, sendo estes casos a grande maioria dos problemas de saúde por serem os mais comuns, como: dores gerais, viroses, pressão alta, diabetes, asma, bronquite, alergias, tosse, rinites, sinusites, infecções variadas, transtornos nervosos, entre outros.

Já o Clínico Geral, é o médico Generalista que fez residência se especializou em atender doenças exclusivamente de pessoas adultas e de maior complexidade. Rafael ressalta que "a telemedicina proporciona uma oportunidade única para que os médicos generalistas e especialistas atuem em conjunto de forma extremamente ágil, oferecendo um acolhimento mais completo e personalizado aos pacientes".

Com a possibilidade de acessar especialistas de diferentes áreas, a telemedicina se torna uma aliada para garantir um atendimento de qualidade, especialmente em regiões remotas ou com dificuldade de acesso a serviços de saúde. A telemedicina está revolucionando a forma como os pacientes se relacionam com os profissionais de saúde, proporcionando um atendimento mais acessível e ágil.

No entanto, é fundamental entender a diferença entre médico generalista e clínico geral para garantir a melhor assistência possível. "A combinação desses dois profissionais na telemedicina é um passo importante para uma saúde mais abrangente e eficiente", destacou Machado.

Receba nossas notícias em primeira mão!