07 de Dezembro de 2022
20º/30º
Notícias - Saúde

Casos de COVID aumentam e farmácias sentem crescimento na busca por testes

Dados são do Consórcio de Veículos de Imprensa do Brasil

Nas duas últimas semanas de junho houve um expressivo aumento no número de casos positivos de COVID-19 no Brasil, de acordo com o Consórcio de Veículo de Imprensa, os casos de Coronavírus aumentaram 26% no país.

Mas além dos números as farmácias também sentiram um aumento na procura dos testes rápidos para a COVID-19, como contou o farmacêutico Matheus Ribeiro.

"Uma questão importante é que além do aumento da procura pelos testes, houve também um aumento dos testes positivados, por isso pedimos uma atenção especial aos sintomas gripais, pois pode sim ser COVID", explicou.

O farmacêutico ressaltou ainda que 80% da população que procura os testes rápidos já estão com sintomas, e 20% são pessoas que tiveram contato com alguém positivado, mas são assintomáticos.



Os testes
Na farmácia Medicamentos Brasil, localizada na José Nogueira Marmontel, 890, a população encontra testes rápidos que identificam tanto a COVID-19, quanto o vírus da gripe.

"Nós temos o teste específico para a COVID, mas também oferecemos um combo que identifica além da doença, os vírus da H1N1, H3N2 e a Influenza B, os dois testes são SWAB e mostram o resultado em 15 minutos", destacou Matheus.

Além disso na farmácia é oferecido o teste de sangue, que identifica se a pessoa está ou não transmitindo a doença, recomendado fazer no final do período de isolamento.

Orientações
O farmacêutico orienta a população que os testes sejam feitos após 24h de sintomas, no mínimo, para que as chances de um falso positivo sejam menores.

Além disso ao testar positivo é importante que a pessoa permaneça pelo menos 7 dias em isolamento social, para evitar transmissão do vírus para outros indivíduos.

Já as medicações, variam de acordo com os sintomas. "Hoje nós temos sintomas muito parecidos com a gripe, então a recomendação é de xarope para tosse, analgésicos para febre e dores no corpo, além de vitaminas para a imunidade e muito água para hidratação", pontuou Matheus.

O farmacêutico finaliza pedindo para que a população se cuide e que não esqueçam que o vírus ainda está ativo na sociedade. "Já vimos onde ele pode chegar, e é nosso papel mantê-lo controlado através das medidas e orientações da Saúde, como uso de máscaras em locais com aglomeração, mesmo não sendo mais obrigatório, e higienização das mãos", finalizou.

Serviço
Farmácia Medicamentos Brasil
Rua José Nogueira Marmontel, 890 - Centro - Assis
Telefones: (18) 3324-3030 e (18) 99725-5828
Site
Redação AssisCity
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM