Buscar no site

Casos de COVID aumentam e farmácias sentem crescimento na busca por testes

Dados são do Consórcio de Veículos de Imprensa do Brasil

Redação AssisCity

  • 03/06/22
  • 11:00
  • Atualizado há 97 semanas

Nas duas últimas semanas de junho houve um expressivo aumento no número de casos positivos de COVID-19 no Brasil, de acordo com o Consórcio de Veículo de Imprensa, os casos de Coronavírus aumentaram 26% no país.

Mas além dos números as farmácias também sentiram um aumento na procura dos testes rápidos para a COVID-19, como contou o farmacêutico Matheus Ribeiro.

"Uma questão importante é que além do aumento da procura pelos testes, houve também um aumento dos testes positivados, por isso pedimos uma atenção especial aos sintomas gripais, pois pode sim ser COVID", explicou.

O farmacêutico ressaltou ainda que 80% da população que procura os testes rápidos já estão com sintomas, e 20% são pessoas que tiveram contato com alguém positivado, mas são assintomáticos.

Os testes

Na farmácia Medicamentos Brasil, localizada na José Nogueira Marmontel, 890, a população encontra testes rápidos que identificam tanto a COVID-19, quanto o vírus da gripe.

"Nós temos o teste específico para a COVID, mas também oferecemos um combo que identifica além da doença, os vírus da H1N1, H3N2 e a Influenza B, os dois testes são SWAB e mostram o resultado em 15 minutos", destacou Matheus.

Além disso na farmácia é oferecido o teste de sangue, que identifica se a pessoa está ou não transmitindo a doença, recomendado fazer no final do período de isolamento.

Orientações

O farmacêutico orienta a população que os testes sejam feitos após 24h de sintomas, no mínimo, para que as chances de um falso positivo sejam menores.

Além disso ao testar positivo é importante que a pessoa permaneça pelo menos 7 dias em isolamento social, para evitar transmissão do vírus para outros indivíduos.

Já as medicações, variam de acordo com os sintomas. "Hoje nós temos sintomas muito parecidos com a gripe, então a recomendação é de xarope para tosse, analgésicos para febre e dores no corpo, além de vitaminas para a imunidade e muito água para hidratação", pontuou Matheus.

O farmacêutico finaliza pedindo para que a população se cuide e que não esqueçam que o vírus ainda está ativo na sociedade. "Já vimos onde ele pode chegar, e é nosso papel mantê-lo controlado através das medidas e orientações da Saúde, como uso de máscaras em locais com aglomeração, mesmo não sendo mais obrigatório, e higienização das mãos", finalizou.

Serviço

Farmácia Medicamentos Brasil

Rua José Nogueira Marmontel, 890 - Centro - Assis

Telefones: (18) 3324-3030 e (18) 99725-5828

Site

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais