Buscar no site

Qual a bebida mais hidratante para quem faz exercícios físicos? A resposta não é água!

Dra. Lorena Balestra revela as melhores opções para manter o corpo bem hidratado

Você já se perguntou qual a melhor bebida para se hidratar quando está com sede? Parece óbvio que a água é a opção mais refrescante, mas um estudo da St. Andrews University, na Escócia, revelou informações surpreendentes sobre as respostas de hidratação de diferentes bebidas. Segundo a pesquisa, embora a água seja eficiente em hidratar rapidamente o corpo, há outras opções que se destacam quando se trata de manter a hidratação durante exercícios. A médica Dra. Lorena Balestra explica como isso acontece.

Lorena explica que a composição de nutrientes desempenha um papel crucial na forma como nosso corpo responde à hidratação. Surpreendentemente, o leite foi identificado como uma opção mais hidratante do que a água pura! Isso devido à presença do açúcar lactose, proteínas e gorduras, que retardam o esvaziamento do estômago, mantendo a hidratação por um período prolongado. Outro fator importante é a presença de eletrólitos, como sódio e potássio, que contribuem para uma melhor hidratação. Os famosos sotônicos também são ótimas opções, pois contêm pequenas quantidades de açúcar, sódio e minerais, ajudando na retenção de água pelo corpo.

No entanto, nem todas as bebidas com açúcares concentrados são tão hidratantes quanto as com menos açúcar. Refrigerantes, por exemplo, embora permaneçam mais tempo no estômago e se esvaziem mais lentamente em comparação com a água pura, possuem alta concentração de açúcares, o que acaba diluindo a água do corpo devido a um processo chamado osmose. Isso significa que, na verdade, essas bebidas retiram a água do corpo para diluir os açúcares presentes, o que pode levar à desidratação.

A especialista alerta que além de serem menos hidratantes, também oferecem açúcares e calorias extras que não nos saciam tanto quanto os alimentos sólidos. "Portanto, se a escolha for entre refrigerante e água para se hidratar, sempre opte pela água. Além de ajudar na eliminação de toxinas pelo fígado e rins, a água é essencial para manter a elasticidade e maciez da pele, sendo o hidratante mais acessível que existe. Para atletas que treinam intensamente em condições quentes e com grande perda de suor, ou para aqueles que trabalham longas horas sem pausas para beber, a hidratação se torna uma questão crítica e requer uma atenção especial", ressalta Lorena.

Quando se trata de bebidas alcoólicas, o álcool age como um diurético, o que faz com que você urine mais. Portanto, a cerveja, por exemplo, resulta em uma perda de água menor em comparação com bebidas alcoólicas destiladas, como o uísque, já que você está ingerindo mais líquido com a cerveja. No entanto, é importante lembrar que bebidas alcoólicas em excesso podem levar à desidratação.

Quanto ao café, a quantidade de cafeína que você consome influencia a capacidade de hidratação. Uma xícara de café com cerca de 80mg de cafeína, equivalente a uma porção comum de café filtrado, é hidratante. No entanto, o consumo de mais de 300 mg de cafeína, o que equivale a aproximadamente 2 a 4 xícaras de café, pode causar uma leve perda de líquidos, pois a cafeína tem um efeito diurético temporário.

Agora que você conhece as melhores opções para se manter hidratado, cuide bem do seu corpo e desfrute de uma vida saudável e refrescante!

Sobre a Dra. Lorena Balestra

Lorena é médica pós-graduada em nutrologia e endocrinologia. Em 2013 fez um workshop de biologia molecular na Michigan State University, em Michigan.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos