Buscar no site

Surto de conjuntivite atinge Assis e crianças são alvo de infecção

A Dra. Juliana Antunes afirma que o aumento das temperaturas potencializa a proliferação do vírus

Redação AssisCity

  • 30/09/23
  • 09:00
  • Atualizado há 37 semanas

O calor excessivo que atingiu a cidade de Assis nas últimas semanas potencializou a proliferação da Conjuntivite, principalmente dentre as crianças.

A redação do Portal AssisCity conversou com a oftalmologista Juliana Antunes, que explicou as causas, sintomas e tratamento da doença.

"Primeiramente é importante saber que a conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. E ela pode ser viral ou bacteriana", explicou Juliana.

assiscity - O primeiro passo é buscar um especialista - Foto: AssisCity
O primeiro passo é buscar um especialista - Foto: AssisCity

Dentre os dois tipos da doença, a mais comum é a viral, que segundo a oftalmologista, é a que tem atingido as crianças da cidade. "A viral tem uma sintomatologia mais ligeira. O olho não fica tão vermelho e o pus é mais claro e menos abundante.Porém, ainda assim, é necessário que os pais procurem um especialista para medicar amenizar os sintomas", pontuou.

A Conjuntivite bacteriana provoca o aparecimento de muco e pus, que pode ser amarelo escuro ou ter cor esverdeada. Também pode provocar dor e lacrimejo.

assiscity - As crianças têm sido alvo de infecção de conjuntivite - Foto: AssisCity
As crianças têm sido alvo de infecção de conjuntivite - Foto: AssisCity

Altas temperaturas

Na última semana Assis chegou a máxima de 39º, sendo o dia mais quente do ano. Juliana ressaltou que o aumento da temperatura potencializa a proliferação do vírus. "A conjuntivite viral é transmitida através do contato entre a pessoa que já está doente, por isso os cuidados preventivos são muito importantes", destacou.

Além disso, Juliana explicou que com a chegada da primavera a dispersão de pólen pode gerar um outro tipo de conjuntivite, que é a alérgica.

assiscity - Juliana Antunes, oftalmologista - Foto: AssisCity
Juliana Antunes, oftalmologista - Foto: AssisCity

Dicas de como evitar a transmissão:

- Evitar aglomerações de pessoas

- Separar objetos pessoais

- Trocar as fronhas e lençóis da cama

- Evitar contato social por cerca de 7 dias

A oftalmologista finalizou falando dos cuidados para o tratamento da doença em casa. "Primeiramente deve-se procurar o especialista, e fazer uso das medicações receitadas, além de lavar bem os olhos, com água ou soro fisiológico".

Veja a entrevista completa:

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos