Buscar no site

Lançamento do 1º Simpósio de Inovação e Tecnologia em Assis

O evento ser

Redação AssisCity

  • 28/08/23
  • 13:00
  • Atualizado há 35 semanas

1ºSIMPÓSIO DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

Data: 18 e 19 de setembro

Local: Salão de Eventos da ACIA (Associação Comercial e Industrial de Assis)

Endereço: Avenida Antônio Zuardi, 950 - Vila Cambuí - Assis, SP

Realização: Faculdade de Ciências e Letras, UNESP - Campus Assis

Parceiros: Deputado Estadual Mauro Bragato (Presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação da ALESP, CIVAP (Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema), ACIA (Associação Comercial e Industrial de Assis), Prefeitura Municipal de Assis, FEMA (Fundação Educacional do Município de Assis), FATEC Assis (Faculdade de Tecnologia de Assis), Diretoria de Ensino - Região de Assis, SEBRAE.

Objetivos:

1. Fomentar o debate sobre o desenvolvimento econômico e sustentável, baseado nas potencialidades e vocações existentes no Vale do Paranapanema, bem como a conexão com instrumentos de inovação tecnológica e social. 2. Promover a instalação de um ambiente propício à disseminação da cultura de inovação, que estimule a interação entre a academia e o setor produtivo, com vista ao desenvolvimento de processos e/ou produtos inovadores na região.

Justificativa:

1. Estímulo ao desenvolvimento econômico: A instalação de um centro de inovação tecnológica na cidade de Assis deve impulsionar o desenvolvimento econômico da região do Vale do Paranapanema. Ao fornecer um ambiente propício para o surgimento e crescimento de startups e empresas inovadoras, o centro de inovação pode gerar empregos, atrair investimentos e promover a diversificação da economia local.

2. Fomento à cultura da inovação: contribuirá para o fomento de uma cultura da inovação na região. Ao oferecer espaços de coworking, laboratórios e recursos tecnológicos, o centro de inovação pode estimular a colaboração entre empreendedores, pesquisadores e estudantes, promovendo a troca de conhecimentos e o surgimento de soluções inovadoras. Ação hoje já desenvolvida por algumas entidades.

3. Fortalecimento da educação e da pesquisa: fortalecerá a educação e a pesquisa na região. O centro pode estabelecer parcerias com instituições de ensino e pesquisa locais, oferecendo oportunidades de estágio, projetos conjuntos e acesso a recursos tecnológicos avançados. Isso pode contribuir para a formação de profissionais qualificados e para o avanço do conhecimento científico e tecnológico na região.

4. Atração de talentos e retenção de jovens: poderá atrair talentos e reter jovens na região. Muitas vezes, jovens talentosos buscam oportunidades em grandes centros urbanos, onde há maior concentração de empresas e instituições inovadoras. A presença de um centro de inovação em Assis pode oferecer oportunidades de trabalho e empreendedorismo, incentivando os jovens a permanecerem na região e contribuírem para o seu desenvolvimento.

5. Integração com o ecossistema regional: poderá promover a integração com o ecossistema regional do Vale do Paranapanema. O centro pode estabelecer parcerias com empresas, instituições de ensino, governos locais e entidades de fomento, criando uma rede de colaboração e apoio mútuo. Isso pode fortalecer o ecossistema de inovação da região, estimulando a troca de conhecimentos, a realização de projetos conjuntos e o compartilhamento de recursos.

PROGRAMAÇÃO

Dia 18 de setembro de 2023

Credenciamento: 08h30 às 10h00

Local: Salão de Eventos da ACIA (Associação Comercial de Assis)

09h30 às 11h50 - Abertura e Mesa Redonda

Prof. Darío Abel Palmieri - Diretor da FCL - UNESP, Campus de Assis;

Sr. José Aparecido Fernandes - Prefeito Municipal de Assis;

Deputado Mauro Bragato - Presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação da ALESP;

Representante do CIVAP;

Sr. Nilson Sérgio de Mello - Presidente da ACIA;

Representante da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil);

Representante da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo.

Tema: "Inovação e Desenvolvimento Regional"

12h00 as 13h50 - Almoço (visita aos espaços e stands das empresas)

14h00 às 15h00 - Palestra: "O papel da InvestSP no fomento à inovação e atração de investimentos para o Vale do Paranapanema" - Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (InvestSP)

15h15 às 16h15 - Palestra: "Internacionalização de empresas de inovação e tecnologia: oportunidades e desafios para o Vale do Paranapanema" - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil)

16h30 às 18h00 - Visita aos espaços dos expositores e networking

Dia 19 de setembro de 2023

Local: Salão Comercial da ACIA (Associação Comercial de Assis)

08h30 às 11h50 - Apresentações de cases regionais de sucesso: "Inspiração e aprendizado em 15 minutos" - Áreas tecnológicas: agricultura, biotecnologia, tecnologia da informação, processos industriais, indústria de alimentos, serviços digitais, etc.

12h00 às 13h50 - Almoço (visita aos espaços e stands das empresas)

14h00 às 15h00 - Palestra: "O papel do SEBRAE no fomento à inovação e tecnologia no Vale do Paranapanema" - SEBRAE

15h15 às 16h45 - Mesa Redonda: "Governança para impulsionar a inovação e a tecnologia no Vale do Paranapanema" - Moderação: Pref. Oscar Gozzi.

16h50 às 17h10 - Assembleia Geral para elaboração e entrega da carta de solicitação da Criação e Instalação do Centro de Inovação Tecnológica do Vale do Paranapanema (CITEC).

17h15 - Encerramento

Diretor da UNESP, Campus de Assis: Prof. Darío Palmieri

Presidente da ACIA: Sr. Nilson de Mello

Presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação da ALESP: Dep. Est. Mauro Bragato

Dia 20 de setembro de 2023

09h00 às 12h00 - Formação de Lideranças, introdução ao Trekking

Local: Sala de Treinamento da ACIA (Associação Comercial e Industrial de Assis)

Responsável: Prof. Ramon Juliano Rodrigues (UNESP)

14h00 às 16h00 - Aplicação do Trekking Ambiental, formando líderes

Local: Parque Buracão (Avenida Antônio Zuardi - Vila Cambuí - Assis, SP)

Responsável: Prof. Ramon Juliano Rodrigues (UNESP)

Receba nossas notícias em primeira mão!