16 de Abril de 2021
20º/30º
Notícias - Educação

Ex-aluna é aprovada em Mestrado Profissional

Jéssica Munhoz Brizzi é formada em Química pela FEMA e acaba de ter aprovado o seu projeto "Prova escrita com cola: uma proposta de utilização em aulas de Química", desenvolvido durante o Mestrado Profissional

Jéssica Munhoz Brizzi, ex-aluna do curso de Química da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) foi aprovada no Mestrado Profissional em Química, o PROFIQ. O projeto, defendido pela mestre em Química, teve como mote principal a "Prova escrita com cola: uma proposta de utilização em aulas de Química" e foi desenvolvido e aplicado em duas escolas técnicas do interior de São Paulo, durante a disciplina de Química.

De acordo com Jéssica, o que a levou escolher esse tema para o desenvolvimento de sua pesquisa teve como motivo o fato da "cola" já estar
inserida dentro do contexto educacional, "eu pensei o seguinte: a cola já existe, os professores querendo ou não, os alunos vão acabar colando em momentos avaliativos. Porque não transformar a cola em um aliada, de forma que ela acabe ajudando no aprendizado do aluno, e aí comecei a minha pesquisa", diz a ex-aluna.

A defesa do mestrado aconteceu de maneira online no dia 18 de dezembro de 2020. Jéssica Munhoz teve como orientadora a professora doutora Fabiele Cristiane Dias Broietti e participaram da sua banca os professores doutores Cristiano Forster, do departamento de Matemática do Instituto Federal Catarinense, campus São Bento do Sul, e Mirian Covre do departamento de Química da Universidade Estadual de Londrina. O texto da pesquisa realizada por Jéssica está disponível para leitura através do link do Portal da eduCapes.

De acordo com Jéssica, "a sensação de ter sido aprovada foi a melhor sensação de todas. É uma sensação de dever cumprido, é uma sensação de vitória de todo aquele caminho percorrido para chegar até essa conquista. Então, é uma sensação indescritível. É maravilhosa mesmo. E eu queria agradecer, primeiramente à minha orientadora, que me auxiliou e que me deu todo o respaldo durante o desenvolvimento da pesquisa. E aos meus familiares, que me apoiaram nessa batalha que não foi fácil, foi uma batalha árdua, porque juntamente com o mestrado, a gente concilia o trabalho, então fica ainda mais difícil. Mas, a minha família deu todo apoio, todo o suporte, meus familiares e o meu esposo, para que eu fosse em busca dessa minha conquista que, para nós professores, hoje em dia o mestrado não é mais um luxo e sim uma necessidade, até mesmo para a nossa formação. Não tem como não agradecer também à FEMA, o lugar onde fiz minha graduação e que me preparou para todos esses outros caminhos que ainda vou percorrer durante a minha vida acadêmica", conclui a ex-aluna.

Para a FEMA é uma honra e um orgulho fazer parte da conquista de cada um dos inúmeros ex-alunos que passaram por seus corredores. É com imensa felicidade que a FEMA parabeniza Jéssica Munhoz Brizzi, ex-aluna do curso de Química da instituição, pelo título de Mestre Profissional em Química.

O Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI é um programa de pós-graduação semipresencial, stricto sensu, na modalidade mestrado profissional na área de Química com oferta nacional. É formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e coordenado pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo a cogestão da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e o apoio das Instituições Associadas.
Divulgação
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM