18 de Dezembro de 2018
17º/30º
ENTRETENIMENTO » COLUNISTAS

Vale é referência em Tecnologia da Informação

A Tecnologia da Informação é considerada uma das áreas mais importantes para o desenvolvimento de um país, visto que contribui direta e indiretamente para o crescimento econômico, por razão de sua grande capacidade de gerar inovações, que são difundidas diretamente para inúmeras outras áreas, bem como para o uso da sociedade. É nesse contexto que entram as empresas da área de TI de Assis e região, contribuindo para o desenvolvimento regional e até mesmo em âmbito nacional. Porém, antes das empresas, existem as universidades, que são as responsáveis diretas pela formação de recursos humanos qualificados para atender a demanda dessas empresas.

Em nosso Vale, podemos destacar a FEMA - Fundação Educacional do Município de Assis, que trouxe a internet para Assis e região, implantando o 1º provedor de acesso a internet (femanet.com.br) e que, há 25 anos, por intermédio dos cursos de Informática - "Análise e Desenvolvimento de Sistemas", e "Ciência da Computação" - vem contribuindo em muito para o desenvolvimento do Vale do Paranapanema, preparando e qualificando mão de obra para as empresas da área de TI aqui. Além disso, a FEMA realiza anualmente inúmeras atividades acadêmicas nesta área, trazendo excelentes profissionais para palestrar e oferecer treinamentos para toda a região.

Fica cada vez mais evidente que as empresas instaladas em Assis e região vêm contribuindo fortemente com o desenvolvimento econômico do Vale, gerando direta e indiretamente milhares de empregos, bem como criando e oferecendo várias soluções de gestão. Dentre as empresas que possuem sede ou unidade em Assis estão a TOTVS - maior empresa de software de gestão da América Latina, a Web Managers, a VSM Informática, a Lima Software, a Engemap, a Comunicar-TI, a SE7I, a PENZE, dentre outras.

A TOTVS oferece soluções de gestão para empresas de médio e grande porte em vários segmentos, como Agroindústria, Construção e Projetos, Distribuição e Logística, Educacional, Serviços Financeiros, Jurídico, Manufatura, Saúde, Serviços e Varejo. Em 22 anos de experiência no mercado Agroindustrial, possui mais de 230 clientes atendidos em todo o país, somando 60% da produção brasileira de cana-de-açúcar. Nos anos de 2012 e 2013, das 10 maiores unidades processadoras na safra do país, 8 delas utilizaram e utilizam até hoje as soluções da TOTVS. A empresa possui clientes como a VICUNHA Têxtil, Grendene, COTEMINAS S.A, RAIZEN, BUNGE, dezenas de usinas sucroalcooleiras, produtores de grãos, citros, dentre outros não só no Brasil, mas também na América Latina e Europa.

A Web Managers possui sistemas de gestão, oferecendo soluções completas, confiáveis e rápidas, desenvolvidas para grandes franquias e varejo de pequeno porte. É considerada uma empresa preparada para desenvolver softwares para uso via internet e soluções sob medida cuja finalidade é melhorar a competitividade do negócio, ou seja, do ramo de atuação do seu cliente. Seu carro chefe é o WM SISTEMA 10, um sistema desenvolvido para operar em grandes franquias com rapidez na efetivação de vendas e estabilidade, possuindo módulos de gerenciamento funcionais, garantindo ao franquiado e ao franqueador segurança na administração das informações e total controle sobre o negócio.

Já o WM10 MODAS, é uma otimização do WM SISTEMA 10 para microempresas, uma solução dinâmica, ideal para lojas de vestuário, calçados, bijuterias, acessórios, presentes e conveniência. Possui clientes como a Pink Biju, Blue Jeans, dentre outros.

Nessa mesma linha está a Lima Software, situada na cidade de Cândido Mota, que é uma empresa de desenvolvimento de projetos personalizados para diversos setores da Indústria, Comércio e Prestação de Serviços e hoje possui soluções altamente especializadas para vários segmentos, atuando em cinco estados brasileiros, desde empresas do varejo até empresas de segmentos corporativos. Seus principais produtos são, o SCV, Sistema de Clientes Vivo, um CRM que trabalha com o segmento de vendas corporativas para o operadora Vivo; o Software Administrativo Cenaic, que atende as necessidades dos franqueados Cenaic; e o K-Loja, um produto para atender lojistas em geral, tais como lojas de roupas, armarinhos, cosméticos, açougues e pequenos supermercados.

As empresas SE7I e PENZE, situadas em Assis, também oferecem soluções especiais em Tecnologia da Informação. A SE7I atua no seguimento de ECV, Empresa Credenciada de Vistorias atendendo 32 clientes na nossa região. Com uma plataforma consolidada, oferece também, soluções de gestão atendendo empresas de construção civil e de montagens industriais como a MHG Construtora e Tharmon Montagens Industriais, dentre outras. A PENZE oferece soluções de Infraestrutura, Computação em Nuvem, TI Verde, Consultoria, Serviços de Segurança, Dispositivos Pós-PC, Sistemas Operacionais e Suporte.

Outra empresa, que começou em Assis, é a VSM Informática, que desde 1992 oferece soluções especializadas para o gerenciamento de Farmácias e Drogarias. Conhecidas como OuroFarma e OuroFórmulas, essas soluções facilitam o dia a dia das farmácias, principalmente por serem totalmente on-line e multi-loja. Atualmente a VSM atende centenas de clientes tanto individuais quanto grandes redes farmacêuticas espalhadas em vários estados do país tais como São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Piauí, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Bahia, Pará, Maranhã e Rondônia.

A Engemap, outra empresa que possui sede em nossa cidade, trabalha na elaboração de mapas temáticos rodoviários, turísticos e urbanos, dentro outros, oferecendo a seus clientes o mapeamento preciso para a obtenção de informação geográfica relevante e de máxima qualidade. Suas soluções envolvem Aerolevantamento Digital e a Laser, Geoprocessamento e Sistemas de TI, incluindo WebGis, Publicação de Mapas, Imagens de Satélite, Topografia e Cadastro Técnico, atuando em setores como Transportes, Energia e Governos dentre outros. A Engemap possui em sua carta de clientes importantes empresas como Duke Energy, DNIT, DER, Grupo CCR, Embrapa, Sabesp, Oi, Prefeitura de João Pessoa-PB, Odebrecht, dentre outras.

Nessa mesma linha de soluções está a Comunicar-TI, atuando em áreas específicas como Sistemas de Informações Geográficas (SIG/GIS), Aplicações Ricas para Internet (RIA) e sistemas para Internet e Intranet.

Em suma, a FEMA, bem como as empresas da área de TI vem contribuindo fortemente para o desenvolvimento da região do Vale Paranapanema e do país, oferecendo soluções em TI para empresas das mais variadas áreas de atuação, fomentando e aquecendo a economia. Hoje Assis já pode ser considerada um Pólo nesta área, por razão do parque tecnológico que aloca com a presença dessas empresas e das universidades, essencial para crescimento e desenvolvimento de uma região.

*Por Prof. Dr. Alex Sandro Romeo de Souza Poletto - Coordenador dos Cursos de Informática da FEMA - Representante de Iniciação Científica junto ao CNPq.

+ VEJA TAMBÉM