Buscar no site

Dentes frágeis podem se recuperar, sim!

Dor, sensibilidade e lesões são alguns reflexos dos dentes enfraquecidos

Bem-Estar

  • 28/07/18
  • 18:00
  • Atualizado há 299 semanas

A fragilização dos dentes pode ocorrer de muitas formas e por muitos fatores acumulados. Resultado de bruxismo, má escovação, infecções bucais, alimentação irregular e restaurações malsucedidas, os dentes podem perder gradativamente o esmalte e ficar mais suscetível a proliferação de bactérias, cáries e infiltrações. Em muitos desses casos, os dentes frágeis podem ser recuperados com restaurações feitas por um profissional aliados à higienização diária.

Ocasionado, principalmente, pelo estresse do dia a dia, o bruxismo é o tensionamento da arcada dentária durante o sono. Como é um ato involuntário, muitas vezes o paciente só se dá conta do problema quando já existem fissuras, fraturas e desgastes nos dentes. Outra causa comum para o enfraquecimento dentário é a má escovação. Quando se deixa de escovar os dentes após as refeições ou por um longo período de tempo, as bactérias bucais se multiplicam e eclodem como cáries, que provocam buracos nos dentes e a perda do esmalte.

O primeiro passo da recuperação dos dentes frágeis é o diagnóstico feito em consultório por um profissional. Segundo o mestre em implantodontia e pós-graduado em odontologia estética, Paulo Coelho Andrade, somente após a consulta o tratamento adequado e individualizado poderá ser traçado.

"Tratar com um bom especialista da área é de suma importância, pois cada pessoa precisa de um tratamento personalizado para seu tipo de problema", pondera Paulo. Ele ainda explica que a escolha por um creme dental adequado, escova de cerdas macias ou extra macias e uso de fio dental, também são orientações importantes para os cuidados do dia-a-dia.

A mudança de hábitos também é de grande importância para recuperar dentes fragilizados. A começar por ingerir maiores quantidade de água durante o dia, pois ela ajuda na produção de saliva e limpeza dos dentes, removendo resíduos de alimentos e açúcares. Outra medida importante é adotar o consumo diário de fibras na alimentação, tanto contribuem para o sistema digestivo, quanto auxiliam na mastigação, evitando o acúmulo de resíduos nos dentes.

Nos casos que necessitem de intervenções mais invasivas, como enxertos e implantes, os cuidados pós-cirúrgicos indicados devem ser seguidos à risca para uma recuperação eficiente.

"Após cirurgias, recomenda-se que o paciente, nos dois primeiros dias, se alimente de comidas pastosas, líquidas e frias e evite alimentos ácidos. Durante os próximos sete dias, mantenha a mesma alimentação, podendo ser morna. É necessário também abster-se de atividades físicas neste período", afirma Paulo. O importante acima de tudo, segundo ele, é manter uma rotina de higiene bucal assídua.

Causa comum para o enfraquecimento dentário é a má escovação

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também