20 de Novembro de 2019
17º/30º
NOTÍCIAS » SAÚDE

Assis confirma primeiro caso de sarampo

O paciente é uma criança atendida pela ESF do Jardim Eldorado

Nesta segunda-feira, 4 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde de Assis confirmou o primeiro caso de sarampo no município. O caso estava sendo acompanhado como suspeito, mas os exames constataram a doença.

A coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Nilsa Leite, conta que o paciente é uma criança de quatro anos atendida pela unidade Estratégia Saúde da Família do Jardim Eldorado.

"O paciente já está bem e apresentou alguns sintomas sutis. Foi feita a colheita de sangue para o exame, mas o resultado demorou, já que o Instituto Adolf Luts está sobrecarregado. Quando chegou a confirmação de que ele teve a doença, nossas equipes já haviam realizado todo o trabalho de bloqueio e contenção, e não tivemos nenhum caso secundário", ressalta.

Ainda segundo ela, a criança está em tratamento paliativo para os sintomas com administração de antialérgico e antitérmico.

"Na investigação não houve contato da criança com caso semelhante e, assim, consideramos autóctone. Mas o paciente pode ter adquirido de alguém que não procurou o serviço de saúde", salienta.

Outros casos suspeitos

De acordo com Nilsa, até o momento houve 6 casos de suspeitas em Assis, dos quais um aguarda resultado e um que foi confirmado e é acompanhado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Assim como no caso da criança, já foram realizados os trabalhos de bloqueio antes mesmo do laudo final.

Afinal, a prevenção é importante, já que somente neste ano os casos de sarampo chegam a 10,6 mil no estado de São Paulo.

Orientações

A orientação é que todas as crianças com idade acima de seis meses e menores de um ano tomem a vacina, enquanto os adultos até 59 anos devem ter duas doses da vacina em suas carteirinhas.

"Quem não tiver tomado duas doses deve procurar uma unidade de saúde para receber o reforço. A vacina é a melhor forma de se prevenir o sarampo", conclui.

Redação AssisCity/ Foto: Arquivo AssisCity
+ VEJA TAMBÉM