Mesmo após a prefeita Telma Spera anunciar, em coletiva de imprensa realizada na última sexta-feira, dia 3 de outubro, a continuidade do atendimento às crianças da Creche Colo de Mãe e das etapas 1 e 2 da Casa da Menina São Francisco de Assis, mães querem garantia de que nada irá mudar.
Na ocasião, a prefeita voltou atrás e afirmou que o atendimento será mantido. Telma também destacou que novas matrículas deverão ser feitas exclusivamente pela Secretaria Municipal de Educação, e não mais diretamente nas instituições. “As vagas estão garantidas e nos locais em que hoje vocês estão levando seus filhos, sem mudanças”, declarou.
A Casa da Menina, por meio do membro da diretoria Rodrigo Souza, informou que recebeu o anúncio com serenidade e considera o recuo “uma vitória do diálogo e da mobilização das famílias”. Em nota enviada ao Portal AssisCity na manhã desta segunda-feira, dia 6 de outubro, a entidade afirmou que “a fala da prefeita foi positiva, especialmente por reconhecer a importância de manter as crianças onde estão”, mas ressaltou que “é fundamental que essa decisão seja formalizada por escrito, garantindo segurança jurídica às famílias e estabilidade aos profissionais envolvidos”.
Para ele, a decisão da prefeita é vista com bons olhos, mas que a forma como o discurso foi adotado foi infeliz. “Entendo que a pressão popular foi grande, e isso coloca qualquer político em situação delicada. É natural buscar uma saída pela tangente, tentando culpar quem apenas comunicou a verdade. Mas isso agora é o de menos. O que realmente importa é que o povo foi ouvido. No fim das contas, todos (Gestão/ Casa da Menina) nós buscamos o mesmo objetivo, o bem comum dos nossos assistidos”, avaliou.
Rodrigo também reforçou que a instituição jamais se pronunciou sem base documental. “As informações repassadas aos pais se originaram de uma reunião oficial, não de uma conversa em quatro paredes, com ata assinada e orientações claras da Secretaria de Educação. Agimos com responsabilidade e transparência, o que se espera de qualquer instituição que respeite as famílias que atende. Se for necessário, colocamos essa ata em uma moldura na entrada das instituições, como símbolo da verdade e transparência, colocando em cheque qualquer afirmação contraria”, afirmou.
Segundo Rodrigo, a instituição vai solicitar ao seu departamento jurídico a elaboração de um documento oficial, propondo uma reunião ampliada com a presença de representantes da Prefeitura, da Câmara Municipal, dos pais e dos colaboradores. “Esse é o espaço adequado para consolidar um entendimento definitivo e transparente sobre o futuro das turmas”, informou o membro da diretoria da Casa da Menina.
PAIS E RESPONSÁVEIS AINDA ESTÃO RECEOSOS
Na tarde do mesmo dia da coletiva de imprensa, um grupo de mães realizou um protesto em frente à sede da extensão Colo de Mãe, cobrando transparência e a formalização do compromisso. O ato foi transmitido ao vivo nas redes sociais pelo vereador Reinaldo Nunes (Português) e contou com cerca de 15 participantes entre pais, funcionários e lideranças comunitárias.
Durante a manifestação, mães colaram carteiras de trabalho no portão da creche, simbolizando o risco de demissão dos funcionários. “Como mães, nós exigimos algum documento ou decreto assinado para a nossa segurança. Pois, infelizmente, ainda não confiamos em uma gestão que não tem controle do que os seus secretários fazem”, disse Marina Vitorino, uma das organizadoras do ato.

Lariany Lopes, outra mãe ouvida pela reportagem nesta segunda-feira, 6, também demonstrou desconfiança. “Ainda não estamos satisfeitos, queremos um decreto assinado por ela. Não acreditamos apenas em palavras”. Já Poliana, que também é mãe de um aluno da instituição, reforçou: “Nós estamos mais tranquilas, porém, ainda queremos um documento oficial assinado e reconhecido em cartório. Só assim teremos segurança de que não vai fechar”, falou.
REUNIÃO COM A PREFEITURA
Representantes da entidade confirmaram que estão em contato com vereadores da Frente Parlamentar da Educação, como Lucas Gomes e Reinaldo Nunes, para articular uma reunião com a prefeita e os pais. “A prefeita prometeu essa reunião em público, dentro do gabinete, e queremos que isso se cumpra”, disse Marina.
Em nota assinada por Ângela Canassa, presidente da instituição, e Rodrigo de Souza, a Casa da Menina reafirmou o compromisso de manter o diálogo e a transparência. “Acolhemos a proposta da prefeita para uma reunião conjunta que contará com a presença do Poder Executivo, da Câmara Municipal, de uma comissão de pais e de nossos colaboradores”, destacaram.
Enquanto aguarda a formalização da decisão, a Casa da Menina segue com suas atividades normalmente.
O Portal AssisCity entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Assis questionando se há a intenção de realizar uma reunião com a Casa da Menina e os pais, e, em caso afirmativo, quando ela ocorreria. Até o momento, não houve retorno. O espaço segue aberto para manifestação da administração municipal.
Nossa reportagem continuará acompanhando o caso e trará novas informações assim que houver desdobramentos oficiais.
