04 de Dezembro de 2020
20º/30º
ENTRETENIMENTO » BLOG

Tipos de sal: descubra as diferenças entre cada um deles

Os sais podem ter texturas, composição e processos de preparação diferentes

Você sabia que existem diferentes tipos de sal!? Então vem descobrir tudo sobre cada um deles! 

Todos nós sabemos que o sal é indispensável na cozinha. Além de servir para realçar o sabor dos alimentos, ele contém minerais que são fundamentais para o nosso organismo. Mas cuidado, utilize sempre com moderação, pois o consumo em excesso pode trazer graves complicações para a sua saúde. E você sabia que existem vários tipos de sais!? isso mesmo, os sais podem ter texturas, composição e processos de preparação diferentes. Então vem saber um pouco mais sobre os diferentes tipos de sal com a gente!

Sal refinado

O sal refinado, mais conhecido como "sal de cozinha” pode ser considerado o mais utilizado para temperar os alimentos. Ele passa por um processo de refinamento que retira impurezas, mas que também acaba retirando boa parte de seus minerais. De textura fina, o sal refinado é super importante para dar sabor aos alimentos, mas atente-se ao consumo excessivo de sal, ele deve sempre ser usado com moderação. De acordo com a lei brasileira, é preciso acrescentar iodo à composição desse sal, que ajuda a combater várias doenças, como o bócio e o hipertireoidismo.

Sal marinho

O sal marinho não é refinado, apenas moído e por isso seus grãos são maiores que os do sal refinado. Esse sal carrega esse nome pois é retirado do mar, e obtido por meio da evaporação da água. Muito parecido com o sal de cozinha, ele possui quase a mesma quantidade de sódio. No entanto ele é considerado mais saudável, por não passar por nenhum processo de refinamento. Com sabor mais marcante, ele pode ser utilizado para temperar carnes, aves, peixes, verduras, legumes etc.

Sal grosso

O sal grosso é o famoso sal utilizado nos churrascos! Como o próprio nome já diz, ele possui grãos maiores e mais grossos. Ele não passa pelo processo de refinamento o que mantém alguns nutrientes, mas também é acrescido iodo em sua composição. Uma curiosidade legal, é que esse sal evita o ressecamento dos alimentos e é por isso que aquela peça de carne do churrasco está sempre suculenta.

Sal do himalaia

O sal do himalaia, ou sal rosa, é considerado um dos mais puros e saudáveis para o nosso organismo. Seu nome é dado porque é encontrado e extraído nos entornos das cordilheiras do Himalaia. Ele tem menos teor de sódio e mais minerais como magnésio, potássio, cálcio, ferro e cobre. E a sua coloração rosado é justamente devido a grande concentração de minerais que ele possui. O sal do himalaia pode ser usado no preparo de peixes, frutos do mar, aves, carnes, saladas e legumes. Também é ótimo na finalização dos pratos, pois possui sabor mais suave e delicado.

Flor de sal

Com a crescente onda gourmet da culinária, a flor de sal ganhou mais destaque. Esse sal é retirado da superfície da água e retirado em forma de pequenos cristais. Ele possui mais sódio que o sal de cozinha e também tem grande quantidade de magnésio e potássio. Com sabor mais intenso e crocante, ele é ideal para para ser usado após a preparação dos alimentos para realçar sabor. Combina muito bem com carnes vermelhas, experimente!
Divulgação
Culinária
Blog para compartilhamento de receitas e dicas de culinária
+ VEJA TAMBÉM