Com o aumento no número de casos envolvendo o aparecimento de animais silvestres em áreas urbanas, o Civap, Consórcio Intermunicipal do Vale do Parapanema, firmou recentemente convênio com o Parque Municipal Zoológico de Bauru para a realização de capacitação de Agentes Municipais para a gestão de fauna silvestre.

A parceria foi firmada por meio da assinatura de um Protocolo de Intenções, que garantirá capacitação para Agentes Municipais dos 25 Municípios Consorciados ao Civap.

Segundo a diretora executiva do Civap, Ida Franzoso de Souza, tal Protocolo responde à necessidade das municipalidades em darem início às políticas públicas para a gestão de fauna silvestre local e regional, as quais demandam de baixa previsão orçamentária para a formalização de convênios que venham a onerar os cofres públicos.

Neste sentido, segundo ela, não cabe ao Consórcio o recebimento de animais capturados e aprendidos, mas sim a articulação de políticas públicas regionais, com o menor custo possível.

O Protocolo de Intenções foi assinado, por iniciativa da Prefeitura de Ibirarema, durante evento realizado no dia 30 de setembro, em Bauru.

A ação atende a diretiva de Biodiversidade do programa Município Verde Azul, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, que visa estimular uma Agenda Ambiental Estratégica e que é usada como pré-requisito para disponibilização de recursos para alguns programas, como o FECOP, Fundo Estadual de Controle da Poluição.

CIVAP firma parceria para capacitar Agentes Municipais para gestão de animais silvestres

Share.
???? Participe do canal do Assiscity no WhatsApp na região

NOSSOS COLUNISTAS