Buscar no site

Afinal, o que é literatura?

  • 08/03/12
  • 11:00
  • Atualizado há 633 semanas

* Por Pedro Ferrer

Se há uma palavra que ouvimos centenas, ou melhor, milhões de vezes na escola, com certeza é a palavra literatura. Muitas vezes, os professores trabalham durante muitos anos o tema, mas não conseguem explicar com clareza o que realmente o termo significa. No entanto, o conceito da palavra não é tão simples assim e talvez seja mais fácil decidir o que caracteriza um texto como literário do que definir o que significa a palavra.

Basicamente, podemos considerar a literatura como a arte de criar textos, a persuasão através da poesia ou o conjunto de produções literárias de um país ou época. É interessante lembrar que a palavra vem do latim "litteris" que significa "letras". Mais do que isso, literatura também é o conjunto de saberes ou habilidades de ler e escrever bem.

Partindo deste ponto, um texto só pode ser considerado como literário se for escrito de forma artística, com poesia, subjetividade, linguagem conotativa (figurada) e todas as características presentes no que consideramos como arte. Na verdade, a literatura é justamente a arte de se expressar através das palavras, dos textos.

Para entender melhor pense em um texto científico ou jornalístico. Ambos utilizam uma linguagem denotativa, exata, "fria" e sem margem para outras interpretações, uma vez que o sentido real das palavras é impregnado. Nesse sentido os textos dizem exatamente o que querem dizer. Normalmente, não há ambiguidade em obras científicas ou jornalísticas.

Do outro lado da moeda estão os textos literários. Eles são plenas obras artísticas carregadas de linguagem figurada, analogias, de metáforas e muita poesia. Quando eu digo: "ela chora cachoeiras e esmorece em seu mundo só" e "ela está com vários sinais de depressão e não interage socialmente". As diferenças são evidentes entre as duas frases. A primeira tem uma linguagem figurada e a segunda uma linguagem direta e fria.

Assim, qualquer texto que tenha beleza, um caráter estético, subjetividade, poesia e outras características, pode ser considerado como literário. Por outro lado, a própria natureza da subjetividade, contudo, nos conduz a uma dificuldade de elaborar uma definição verdadeiramente estável para o conceito de literatura, mas ao menos sabemos de alguns fatos.

pedrohferrer.blogspot.com

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também