Buscar no site

Aposentados e Pensionistas: Isenção de Imposto de Renda

DIREITO - Por Daniel Levi

Daniel Levi

  • 01/03/19
  • 04:00
  • Atualizado há 268 semanas

Vem chegando a data de prestar contas à Receita Federal e neste período os contribuintes já começam a se preparar para a entrega da Declaração de Imposto de Renda.

Somente após o preenchimento da Declaração de Imposto de Renda, informando os rendimentos recebidos, que o contribuinte saberá qual o valor da sua restituição.

O que muitos aposentados e pensionistas não sabem é que, se forem portadores de determinadas enfermidades, têm direito à isenção do pagamento de imposto de renda desde a data do diagnóstico da doença e a devolução do imposto descontado da aposentadoria até os últimos 05 anos.

Um exemplo: João é aposentado desde 2.005 e recebe sua aposentadoria todo mês com o desconto do imposto de renda. Em 2.014 João foi diagnosticado com uma doença no coração (cardiopatia grave). Em 2.019 descobre que está isento do pagamento de imposto de renda e requereu a isenção sobre sua aposentadoria. Pronto! Agora, João receberá sua aposentadoria integralmente e terá direito a devolução de todo o imposto de renda pago desde 2.014.

A isenção aos portadores de doenças graves está prevista na lei 7.713/88 e é direito dos contribuintes aposentados ou pensionistas que possuem quaisquer destas doenças:

1)tuberculose ativa,

2) alienação mental (exemplo: Doença de Alzheimer),

3)esclerose múltipla,

4) neoplasia maligna (qualquer tipo de câncer),

5) cegueira,

6) hanseníase,

7) paralisia irreversível e incapacitante,

8)cardiopatia grave (doença no coração),

9) doença de Parkinson,

10)espondiloartrose anquilosante,

11)nefropatia grave (doença nos rins),

12)hepatopatia grave (exemplo: cirrose),

13)estados avançados da doença de Paget (osteíte deformante),

14) contaminação por radiação,

15) síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS)

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também