Buscar no site

Educação Física Escolar: onde tudo começa

COLUNISTA - Cláudia Bueno

Cláudia Bueno

  • 27/02/22
  • 08:00
  • Atualizado há 112 semanas

Praticamente chegamos no mês de março, e parece que o retorno das aulas às escolas voltaram de uma vez por todas.

Escolas públicas e particulares passaram por um longo período de incertezas com a pandemia, idas e vindas, alunos e professores fazendo aulas online, estresse físico e mental, tanto para professores quanto para os alunos.

Sabemos que muitas crianças não se adequaram ao método online de aprendizado, acarretando diversos problemas às nossas crianças em fase de aprendizagem cognitiva, nas questões sociais e na aprendizagem motora, citando alguns pontos apenas.

Com as restrições às aulas, parques, muitas crianças deixaram de se movimentar com apenas o básico, deixando de lado a bicicleta, o caminhar, as brincadeiras, e sobrando apenas os aparelhos eletrônicos como celulares, tablets, televisão e computadores.

A Educação Física no âmbito escolar desenvolve as crianças para diversas capacidades físicas que continuaremos utilizando ao nos tornarmos adultos, por isso hoje gostaria de falar com você professor, pais, familiares de crianças na fase escolar: INCENTIVE SEUS FILHOS A PRATICAREM EXERCÍCIO FÍSICO, seja na escola, seja fora dela.

Divulgação - Cláudia Bueno, educadora física - Foto: Divulgação
Cláudia Bueno, educadora física - Foto: Divulgação

Uma criança que pratica exercícios físicos se torna uma criança mais feliz, mais determinada, mais sociável, mais saudável, tem mais autonomia na escola e em casa, mais responsável e principalmente uma criança com percepção corporal, que sabe de seus limites, que incentiva a saúde e bem-estar de todos ao seu redor!

Exercício físico, atividade física é direito e dever de todos nós, incentivar a prática desde criança é incentivar menos uso de medicamentos à longo prazo, menos uso de sistemas de saúde, crianças mais conscientes de seus papéis na sociedade, se tornam adultos muito mais independentes, e cabe a nós adultos, familiares e professores mostrar esse caminho.

Para essa semana desejo que aproveite muito seu feriado, caso você tenha, que se planeje para dar início à primeira semana do ano, como muitos dizem, o ANO COMECA AGORA! Desejo à você uma folia de exercícios físicos e um ano maravilhoso cheio de saúde.

Muita coragem: amanhã é segunda-feira de CARNAVAL!!!!

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também