Buscar no site

Palmital recebe oficina de cinema

Projeto da Duke Energy percorre cidades paulistas e paranaenses ensinando técnicas para produção de um filme média-metragem

Assessoria

  • 19/03/15
  • 17:00
  • Atualizado há 477 semanas

O projeto Circuito Cultural da Duke Energy promove, nesta temporada, oficinas de cinema gratuitamente em sete cidades dos Estados de São Paulo e Paraná. Com aulas ministradas pela ONG Teatro de Tábuas, os participantes aprendem sobre construção de cenários para filmes de animação. Nos dias 21, 23 e 24 de março as atividades serão realizadas no Município de Palmital.

De acordo com o gerente-adjunto de Relacionamento com a Comunidade da Duke Energy, André Guimarães, assim como em 2014, quando as oficinas culturais resultaram na produção do filme "As viagens de Jerê", o projeto tem a intenção de ampliar o conhecimento cultural das comunidades situadas nas proximidades das oito usinas hidrelétricas administradas pela Duke Energy no Rio Paranapanema.

"Através das oficinas, os participantes estarão integrados ao processo de uma nova produção, desta vez de um média-metragem patrocinado pela concessionária e que, posteriormente, será exibido em municípios paulistas e paranaenses, através de parcerias com as prefeituras", afirma.

Em Palmital a oficina inicia neste sábado, dia 21, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Centro Cultural "Antônio Sylvio da Cunha Bueno". Nos dias 23 e 24, as atividades continuam das 18h às 22h.

"Nossa expectativa é de que através das oficinas culturais os participantes tenham a oportunidade de expressar suas afinidades com o cinema, interagindo com profissionais gabaritados do meio cinematográfico. E, quem sabe, despertar o interesse em seguir uma carreira na área, pois muitas vezes existe apenas a vontade de participar e não a estrutura e material para a execução desse tipo de oficina", declara a secretária municipal de Educação e Cultura, Geane Cristina da Silva Amorim, lembrando que o município já recebeu outros espetáculos do Circuito Cultural.

"São atividades que ajuda a fortalecer nossa agenda cultural e também da oportunidade da população ter contato com espetáculos de grande qualidade, sempre deixando uma mensagem socioambiental a quem prestigia e participa dos eventos", completa.

Aprendizado

A proposta da oficina consiste em apresentar os conceitos básicos e históricos da construção cenográfica e de personagens para filmes de animação, através da pesquisa dos diferentes materiais e técnicas. Além disso, os participantes serão estimulados a aplicar e criar, na prática, ambientes nos quais se desenvolverão as ações dramáticas das lendas e histórias da região do Paranapanema, escolhidas para a produção do filme média-metragem de 2015.

Programação

Ao todo, as oficinas contemplarão sete cidades, sendo que o projeto já passou por Ibirarema (SP) e Itambaracá (PR). Além de Palmital, até o próximo mês a ação visitará Ourinhos e os municípios paranaenses de Andirá, Cambará e Jacarezinho.

As cidades participantes das oficinas culturais receberão também o projeto Circuito Estradafora - desde que cumpridas todas as necessidades técnicas para instalação do projeto - no segundo semestre (julho, agosto e setembro), com a programação do filme produzido no projeto. Na ocasião, o média-metragem será exibido para alunos da rede municipal de ensino e comunidade em geral.

A Duke Energy Brasil opera e administra oito usinas hidrelétricas instaladas ao longo do rio Paranapanema e duas pequenas centrais hidrelétricas no rio Sapucaí-Mirim, com um total de 2.274 megawatts (MW) de capacidade instalada. Anualmente, gera cerca de 12,5 milhões de MWh, energia suficiente para abastecer por um ano 6,5 milhões de famílias ou 26 milhões de habitantes. Com cerca de 325 empregados no país, a Duke Energy Brasil representa o maior investimento internacional da norte-americana Duke Energy Corp., a maior companhia de serviços públicos dos Estados Unidos.

Receba nossas notícias em primeira mão!