Buscar no site

Terreno abandonado no Jardim Paraná se torna criadouro de dengue e gera pânico entre moradores

Secretaria de Meio Ambiente confirmou que um fiscal irá ao local nesta terça-feira, dia 27

Redação AssisCity

  • 26/02/24
  • 17:00
  • Atualizado há 12 semanas

Nesta segunda-feira, dia 26 de fevereiro, moradores da R. Curitiba, do Jardim Paraná, em Assis, denunciam ao Portal AssisCity um terreno abandonado que está se tornando um criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. O local, que está tomado por lixo e entulho, já causou casos da doença na região e gera pânico na vizinhança, principalmente por causa das crianças que circulam pela área.

Imagem cedida ao Portal AssisCity - Terreno abandonado no Jardim Paraná se torna criadouro de dengue - FOTO: Imagem cedida ao Portal AssisCity
Terreno abandonado no Jardim Paraná se torna criadouro de dengue - FOTO: Imagem cedida ao Portal AssisCity

Segundo os moradores, o terreno é constantemente utilizado para descarte irregular de lixo e entulhos, criando um ambiente propício para a proliferação do mosquito. A situação se agrava com a presença de água parada em pneus e outros objetos, além da falta de capinação e limpeza regular do local.

"O descaso é constante, até mesmo a própria população faz descarte errado do lixo, onde aparecem baratas, aranhas, ratos, lagartos e dengue. Vários vizinhos já tiveram dengue por conta dessa situação", relata José Carlos Ferreira da Silva Junior, morador da R. Curitiba.

Imagem Cedida ao Portal AssisCity - Mato alto e entulho estão se acumulando no local - FOTO: Imagem cedida ao Portal AssisCity
Mato alto e entulho estão se acumulando no local - FOTO: Imagem cedida ao Portal AssisCity

Alguns moradores relataram ter acionado vereadores para solicitar a limpeza do terreno, mas até o momento nenhuma limpeza foi realizada. "A última vez que a vizinhança se juntou para limpar o terreno foi em junho de 2023. Inclusive, até tentamos fazer uma horta comunitária no local, mas não conseguimos manter por conta do trabalho e, além do mais, isso é algo que deveria ser feito pelos donos do terreno", alegou o morador.

Dengue em alta e risco iminente

A proliferação do mosquito Aedes aegypti está se tornando um problema sério na cidade, na última semana, por exemplo, Assis bateu os 400 casos positivos de dengue e a região do Jardim Paraná é uma das mais afetadas. Terrenos abandonados agravam ainda mais este cenário, colocando em risco a saúde de todos os moradores da região, especialmente crianças e pessoas com doenças preexistentes.

"Isso nos causa muito medo. Há duas semanas atrás, foi o meu cunhado que teve dengue e ele mora ao lado desse terreno. Não podemos ficar de braços cruzados, algo precisa ser feito", disse Junior.

Imagem cedida ao Portal AssisCity - Última limpeza realizada no local foi em junho de 2023 - FOTO: Imagem cedida ao Portal AssisCity
Última limpeza realizada no local foi em junho de 2023 - FOTO: Imagem cedida ao Portal AssisCity

Em contato com o Portal AssisCity, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente confirmou ter recebido a denúncia dos moradores na manhã desta segunda-feira e informou que um fiscal irá ao local nesta terça-feira, dia 27 de fevereiro. A secretaria também se comprometeu a tomar as medidas cabíveis para que os donos do terreno sejam notificados e o local seja limpo o mais rápido possível.

Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde também confirmou ao Portal AssisCity que há ações de combate à dengue e bloqueio de criadouros programadas para os próximos dias.

Receba nossas notícias em primeira mão!