O Portal AssisCity esteve no 32º Batalhão de Polícia Militar do Interior (32º BPM/I), em Assis, para entrevistar o novo comandante da unidade, Tenente-Coronel Marlus Guedes, que assumiu recentemente a liderança das operações de segurança na região. Durante a conversa, ele detalhou sua trajetória dentro da corporação, falou sobre os desafios do comando e apresentou as prioridades para fortalecer a segurança pública nos municípios atendidos pelo batalhão.
Natural de Marília, o comandante iniciou sua carreira como soldado na Zona Oeste de São Paulo e, ao longo dos anos, passou por diferentes regiões e funções dentro da Polícia Militar. Após experiências no ABC Paulista, em Guarulhos, no 15º BAEP, e no Policiamento Ambiental, que também abrangia a área de Assis, ele assumiu o posto de Tenente-Coronel em Campinas, onde atuou no setor de operações e no COPOM. O convite para comandar o 32º BPM/I veio com o retorno de uma vaga para a região oeste do estado.
“É uma honra estar à frente de um batalhão com profissionais tão engajados e preparados. Aqui encontramos policiais dedicados, que vestem e honram a farda, comprometidos em transmitir sensação de segurança à população”, afirmou o Tenente-Coronel.
Adaptação e desafios na nova missão
O Tenente-Coronel destacou que Assis e região apresentam índices criminais inferiores aos de grandes centros, mas reforçou que o trabalho preventivo e integrado é essencial. Segundo ele, a Polícia Militar deve atuar com inteligência, tecnologia e parcerias para manter a tranquilidade da população.
“Estamos fortalecendo o uso da inteligência policial, tecnologias de monitoramento e parcerias com o poder público, Polícia Civil e Judiciário. Segurança pública é dever do Estado, mas também responsabilidade de todos”, ressaltou.
Prioridades da nova gestão
Entre as metas do novo comando estão:
- Uso ampliado de tecnologia, como reconhecimento facial e leitura automática de placas, por meio do projeto Muralha Paulista.
- Atuação integrada com prefeituras, trânsito, Polícia Civil e outros órgãos.
- Fortalecimento da atividade delegada, para aumentar o efetivo nas ruas.
- Capacitação contínua dos policiais e padronização dos procedimentos operacionais.
- Reforço no policiamento ostensivo, especialmente em pontos críticos de cada cidade.
Sobre crimes em evidência, como pequenos furtos e perturbação cometida por bicicletas motorizadas, o comandante explicou que ações estão em estudo e serão adotadas dentro da legalidade e em conjunto com outros setores.
O comandante também destacou que o enfrentamento ao tráfico permanece como prioridade. “É uma das principais fontes de financiamento do crime organizado. Vamos intensificar nosso trabalho com inteligência e parcerias, sempre dentro da lei”, afirmou.
Em sua mensagem final, o comandante agradeceu a recepção e reforçou o compromisso da Polícia Militar com a proteção da comunidade. “Homens e mulheres do 32º BPM/I trabalham com dedicação para garantir segurança real e efetiva à população. Estamos preparados, capacitados e equipados para atuar sempre em defesa da vida. Contamos com o apoio da comunidade para que possamos continuar aprimorando nosso trabalho”, concluiu.
A entrevista completa com o Tenente-Coronel Marlus Guedes pode ser conferida no YouTube do Portal AssisCity.

