O feriado do Dia do Trabalhador deve movimentar intensamente as rodovias da região de Assis, Marília e Ourinhos, com expectativa de aumento no fluxo de veículos a partir desta quinta-feira, 30 de abril. Diante disso, o Policiamento Rodoviário iniciou a “Operação Feriado – Dia do Trabalho”, que segue até o dia 4 de maio, com reforço no efetivo e intensificação das fiscalizações.
De acordo com o Capitão Daniel Demétrio, da 3ª Companhia do 2º Batalhão de Policiamento Rodoviário, a sequência de feriados tem contribuído para o aumento no volume de tráfego nas rodovias. “Estamos iniciando mais um feriado com expectativa de aumento de fluxo, tanto de viagens curtas quanto de longas distâncias, seja para lazer ou para visita a familiares. Por isso, reforçamos o policiamento em pontos estratégicos”, explicou.
A operação também prevê grande movimentação no retorno do feriado, especialmente no sentido interior-capital, no domingo.
Fiscalização intensificada
Durante o período, o foco das equipes será coibir comportamentos que mais colocam vidas em risco no trânsito. Entre as principais infrações monitoradas estão:
- Excesso de velocidade
- Embriaguez ao volante
- Ultrapassagens em locais proibidos
- Uso do celular ao dirigir
- Não utilização do cinto de segurança
Segundo o capitão, o objetivo principal é reduzir acidentes e preservar vidas.
“Nosso trabalho é evitar sinistros de trânsito. Muitas vezes, uma infração simples pode resultar em acidentes graves ou fatais, principalmente quando há negligência com equipamentos de segurança, como o cinto”, destacou.
As ações também incluem a verificação das condições dos veículos e atenção especial ao transporte de crianças, com uso correto de cadeirinhas.
Início do Maio Amarelo
A operação marca ainda o início do movimento Maio Amarelo 2026, considerado a maior campanha nacional de conscientização no trânsito. Neste ano, o tema é “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”.
A campanha dá ênfase à proteção dos motociclistas, considerados os mais vulneráveis nas estatísticas de acidentes.
“Uma simples mudança de faixa sem atenção pode causar um acidente grave, principalmente envolvendo motociclistas. Precisamos dirigir de forma preventiva, pensando em nós e nos outros”, alertou Demétrio.
Direção defensiva é fundamental
O Policiamento Rodoviário reforça que a segurança nas estradas depende não apenas da fiscalização, mas também da conscientização dos motoristas.
Manter distância segura, respeitar os limites de velocidade e antecipar possíveis riscos na via são atitudes essenciais para evitar acidentes. “A orientação é dirigir de forma defensiva, prevendo situações inesperadas, como um animal na pista ou uma freada brusca do veículo à frente”, concluiu o capitão.










