Buscar no site

Falta de antibióticos infantis atinge farmácias de Assis

Segundo a ABRAFARMA a falta de matéria prima é a principal causa

Redação AssisCity

  • 06/06/22
  • 17:00
  • Atualizado há 98 semanas

As farmácias da cidade estão com dificuldade em encontrar distribuidores que tenham as medicações pedidas em receitas médicas.

O farmacêutico Matheus Ribeiro explicou que nesta época do ano é comum que os antibióticos sejam mais procurados, por consequência do tempo frio e das doenças respiratórias que atingem a população.

"Essa alta demanda refletiu na falta dos antibióticos, que por sua vez dependem de matéria prima na produção. Hoje são quase todos os antibióticos de quase todos os laboratórios, que estão em falta", explicou.

Os antibióticos mais procurados e que estão em falta em Assis são: Azitromicina, Amoxicilina, Amoxicilina + Clavulanato de Potássio e Cefaclor.

Segundo a Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), quase 95% dos medicamentos no país dependem de matéria-prima que vem principalmente da China, que teve as exportações afetadas porque está mais uma vez em lockdown para conter uma nova onda de casos de COVID, além dos impactos da guerra entre Rússia e Ucrânia.

Matheus ainda ressalta que não há previsão para que os laboratórios voltem a oferecer os antibióticos. "Nós estamos diariamente buscando as medicações, em todos os distribuidores, mas não estamos encontrando", pontuou.

A mãe de um menino de dois anos e meio precisou comprar antibiótico com o princípio ativo Ceflacor e até o momento não encontrou nada cidade. "Na quinta-feira, dia 2 de junho meu filho teve o diagnóstico de Rinosinusite e até agora, segunda-feira, não consegui encontrar em nenhuma farmácia de Assis. Fui em uma que já consultou nas suas 3 lojas e mesmo assim, nada", conta a mãe.

Em levantamento feito pelo Portal AssisCity de nove farmácias pesquisadas nenhuma tinha os antibióticos receitados para uma criança consultada em Assis.

Receba nossas notícias em primeira mão!