20 de Julho de 2019
17º/30º
NOTÍCIAS » TECNOLOGIA

Apaixonados por tecnologia retrô se reúnem em Jaú

Modelos de computadores das décadas de 80 e 90 chamaram a atenção. MSX, um misto de computador e videogame lançado em 1983, foi atração

Um encontro realizado em Jaú no domingo, 1º, reuniu vários apaixonados por tecnologia de décadas atrás, a chamada tecnologia retrô. Os modelos antigos de computadores chamaram a atenção no 18º encontro de admiradores do MSX, um misto de computador e videogame lançado em 1983.

A terapia em forma de jogos e programas transportou os fanáticos de volta para os anos 1980 e 1990. A máquina fez história e significou um avanço em uma época em que poucas pessoas tinham acesso ao computador. "É uma paixão que marca uma época e que essas pessoas têm como terapia", conta o representante do Rankbrasil, Luciano Cadari.

O MSX parou de ser fabricado por volta de 1993 no Japão, mas ainda existe no mercado o desenvolvimento de softs e hards, devido a milhares de pessoas apaixonadas por este computador clássico, muito usado para jogos e desenvolvimento de programas que exploram o máximo de um 8 bits.

A admiração é tanta que um grupo de Ribeirão Preto fez uma versão mais moderna do MSX sem deixar nenhuma característica do antigo computador de lado. O técnico em eletrônica Luciano Sturaro ajudou a colocar a ideia em prática. "Esse tipo de montagem de máquina, hoje em dia, é feito pelo pessoal que é aficionado. Você não vai encontrar comercialmente pessoas que se proponham a fazer esse serviço. Então é como se fosse um hobby, na verdade."

Além de expor modelos originais e "tunados", o MSX também constrói novas histórias. Cristina Simões e Sérgio Vladisauskis se conheceram por meio da informática, mas a paixão e a cumplicidade aumentaram nas telas do antigo computador. "Uniu porque desde que eu apresentei para ela o MSX, ela ficou fascinada", conta Sérgio



G1
+ VEJA TAMBÉM