Buscar no site

Inscrições para o Sisu podem ser realizadas a partir de hoje

Podem concorrer quem fez a prova em 2017 e obteve nota acima de zero em redação.

Redação Folha do Povo

  • 23/01/18
  • 09:00
  • Atualizado há 326 semanas

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018 foram antecipadas e terão início à zero hora de hoje, seguindo até 26 de janeiro. O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação no qual as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Podem concorrer quem fez a prova em 2017 e obteve nota acima de zero em redação.

Todo o processo de inscrição é feito exclusivamente pela internet, por meio da página eletrônica do Sisu, e o candidato precisa ter em mãos número de inscrição e senha de cadastro no Enem 2017. Ao ingressar no sistema, ele deverá escolher, por ordem de preferência, até duas opções de curso entre as vagas ofertadas. É possível alterar estas opções durante todo o período de inscrição e será considerada válida a última alteração confirmada.

"O período de inscrições foi antecipado com o propósito de possibilitar ao estudante participar o mais rápido possível, já que as notas do Enem também tiveram sua divulgação antecipada", disse o diretor de políticas e programas de educação superior do MEC, Vicente de Paula Almeida Junior.

Nesta edição serão ofertadas, ao todo, 239.716 vagas em 130 instituições, entre universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais. Dessas, 30 são instituições públicas estaduais: um centro universitário, sete faculdades e 22 universidades; 100 são públicas federais, com dois centros de educação tecnológica, uma faculdade,36 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e 61 universidades.

O resultado da chamada regular está previsto para 29 de janeiro e o período de matrícula vai de 30 de janeiro até 1º de fevereiro. Já o prazo para participar da lista de espera é de 29 de janeiro até 7 de fevereiro, sendo necessário que o candidato manifeste interesse em participar dela. A convocação da lista de espera está prevista para 9 de fevereiro.

Senha do Enem

Com a divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 nesta quinta-feira, 18, os estudantes vão precisar da senha de acesso para consultar os resultados individuais na Página do Participante. A senha é a mesma para os interessados em consultar as vagas que serão oferecidas pelas universidades na primeira edição de 2018 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a partir do dia 29 de janeiro.

Quem esqueceu pode fazer a recuperação da senha por meio do site do Enem, na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira, (Inep). Lá, os candidatos têm três caminhos para recuperação da senha: para quem esqueceu apenas a senha, para quem esqueceu a senha e o e-mail e ainda para quem esqueceu senha, e-mail e celular.

Para iniciar o processo de recuperação de senha o candidato deve acessar o endereço https://enem.inep.gov.br/participante/. Após digitar o CPF, é necessário clicar no link "Esqueci minha senha". Em seguida aparecerá uma tela com o e-mail cadastrado no primeiro acesso. O candidato deve conferir se essa informação está correta, caso não lembre o e-mail ou não tenha mais acesso a essa conta, é preciso responder a um desafio e em seguida clicar na opção "Não tenho acesso a este e-mail". Na tela seguinte, o estudante irá confirmar se o celular cadastrado na inscrição também está correto.

Se também não se lembra ou não tem acesso ao telefone apresentado, deverá fazer o desafio proposto no site e clicar em "Não tenho acesso a este telefone celular". O próximo passo é a alteração dos dados de contato. O candidato terá que preencher os campos solicitados, responder ao desafio e clicar em "Salvar novos dados de contato e enviar nova senha".

Com isso, será exibida a mensagem "Dados confirmados com sucesso". Uma notificação será enviada para o e-mail cadastrado na inscrição informando que foi feita uma alteração. Uma nova senha será enviada para o novo e-mail cadastrado.

Somente após a recuperação desses dados é que o estudante poderá acessar a lista de cursos, instituições participantes e municípios que oferecem as vagas do Sisu. Para se candidatar, quando o sistema abrir para inscrições, o estudante precisa acessar o mesmo endereço eletrônico, informar o número de inscrição e a senha do Enem 2017 e selecionar, por ordem de preferência, até duas opções de cursos.

Receba nossas notícias em primeira mão!