13 de Dezembro de 2018
17º/30º
NOTÍCIAS » SAÚDE

Hospital Regional, Hemonúcleo, Santa Casa e demais entidades realizam campanha no Dia do Doador de Sangue

Campanha terá carreata neste sábado, 24, e contará com diversas ações de conscientização

O Hemonúcleo do Hospital Regional de Assis (HRA) participará neste sábado, 24, da 5ª edição do Pedágio Pela Vida, em Assis.

A ação será realizada em parceria com a Santa Casa de Assis, Ambulatório Medico de Especialidade do Município (AME) e a Sicredi, com o objetivo de promover a captação de doadores de sangue e também conscientizar a população quanto a importância de se tornar um doador.

Iniciando às 9h na Praça da Mocidade, a carreata seguirá até a altura da Pernambucanas. A ação terá participação de outros municípios da região, além de escolas, ciclista, motoqueiros, Associações de Clubes e outras entidades.

Lembrando que quem doa sangue ajuda a salvar vidas. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h.

O Dia Nacional do Doador de Sangue é comemorado em 25 de novembro e para ressaltar ainda mais a data, na segunda-feira, 26, será realizada uma comemoração pelo Dia do Doador de Sangue. No Hemonúcleo, haverá uma mesa muito bonita e farta de guloseimas para quem vier doar.

Nesta época de final de ano diminui as doações e aumenta a demanda devida as férias e festas. O sangue tipo O negativo é universal e o mais raro, pois os pacientes comesse tipo só recebem sangue do mesmo tipo. Todos os tipos sanguíneos ajudam a salvar vidas e são importantes para o Hemonúcleo.

Para ser doadora, a pessoa, independente do sexo, deve pesar acima de 50 quilos, estar em boas condições de saúde, ter entre 16 (com consentimento formal do responsável legal) e 67anos de idade. O doador deve apresentador documento com foto emitido por órgão oficial e valido em todo território nacional. Para o dia da doação é recomendado: desjejum; repouso mínimo de 6 horas na noite anterior; não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores; evitar fumar duas horas antes da doação ; evitar alimentos gordurosos.

O Dia do Doador Voluntário é uma oportunidade ímpar para homenagear centenas de pessoas altruístas, que ao longo do ano se deslocam aos Bancos de Sangue espontaneamente para fazer o bem sem saber a quem.


Doar sangue é um ato de amor


Divulgação
+ VEJA TAMBÉM