23 de Abril de 2019
17º/30º
NOTÍCIAS » REGIÃO

Assisense flagra formação de redemoinho em Tarumã

O redemoinho se formou neste sábado, dia 9

Neste sábado, dia 9, o assisense Diego Bermejo filmou o momento em que um redemoinho se formou na zona rural de Tarumã. O vídeo, publicado em uma rede social, mostra a formação do redemoinho que dura pouco mais de um minuto.

Os redemoinhos ocorrem quando o solo se aquece em determinado ponto, transferindo esse calor à porção de ar que está parada logo acima dele. Quando atinge uma determinada temperatura, esse ar sofre rápida elevação, subindo em espiral e cria um mini centro de baixa pressão. Devido ao princípio da conservação do momento angular esse redemoinho ganha velocidade e acaba levantando a poeira do solo, fazendo com que um funil de 'sujeira' seja visível. Ele pode apresentar desde alguns centímetros até muitos metros de altura.

Frequentemente esse fenômeno é confundido com um tornado, porém vale salientar que, ao contrário dos tornados, os redemoinhos de poeira somente se formam em dias sem nuvens, sob muito sol e calor e baixa umidade do ar. Além disso, a velocidade dos ventos desse fenômeno raramente ultrapassa os 100 km/h, podendo causar apenas pequenos estragos, tais como destelhamentos leves.



Redação AssisCity / Imagem: Diego Bermejo
+ VEJA TAMBÉM