22 de Julho de 2019
17º/30º
NOTÍCIAS » EDUCAÇÃO

Alunos de Fotografia da FEMA expõem trabalhos nesta quarta-feira em Assis

A exposição terá sua abertura às 19 horas na Off Gallery

Ocorre nesta quarta-feira, 19 de junho, a partir das 19 horas, na Off Gallery, uma exposição dos alunos do curso de graduação em Fotografia da Fema.

A professora e organizadora da exposição, Natalia Gomes, conta que em parte dos trabalhos, o regionalismo e os personagens à volta dos autores contém certa generosidade, otimismo, sensibilidade, empatia pelo conhecido e pelo simbolismo das cenas que sugerem um senso comum maravilhoso. Tanto a cidade de Assis, como outras paisagens do Centro Oeste Paulista, são cenário das diversas expressões fotográficas. Em outras obras, cria-se uma nova posição de autor como critico de realidades de opressão presentes no interior.

"A intenção do projeto é revelar os pensamentos dos alunos de graduação em Fotografia da FEMA sobre diversos temas, materializados em seus discursos. Além do tema central, foram explorados assuntos como racismo, machismo, transfobia, homofobia e depressão”, explica Natalia.

Através de rodas de conversas, foi levado para dentro da sala de aula, individualmente, representantes do movimento negro de Assis, uma contadora de histórias africanas, uma historiadora transexual, uma advogada feminista, uma psicóloga e uma travesti.

"Ao contar as suas trajetórias e conversar abertamente com os alunos, conseguimos transformar as fotografias criadas neste projeto em atos políticos, e perceber com clareza como a hegemonia cultural branca, masculina, jovem e heterossexual foi perpetuada na fotografia e na História, silenciando partes do interior”, considera.

A trilha sonora da exposição ficará por conta do grupo de samba assisense composto pelos integrantes João Baiano (violão sete cordas), Luisinho Gomes (cavaquinho) e Bráulio Rodrigues (flauta).

Todos estão convidados para visitar a exposição, que fica localizada na Avenida Independência, 210, em Assis.


O trabalho do aluno Lucas Rocha fará parte da exposição


Os alunos foram orientados pela professora Natalia


Redação AssisCity/ Fotos: Divulgação
+ VEJA TAMBÉM