19 de Outubro de 2019
17º/30º
NOTÍCIAS » SAÚDE

OUTUBRO ROSA - Mamografia deve ser feita ao menos uma vez por ano, alerta mastologista

O médico ressaltou que o diagnóstico precoce permite uma taxa de cura superior a 90%

O médico ginecologista e mastologista, doutor Rogério Bocardo, realizou na noite desta quinta-feira, 3 de outubro, uma palestra na Unimed Assis, onde ressaltou a importância da campanha Outubro Rosa.

O médico destacou que a campanha é realizada a nível mundial e que o câncer de mama é o mais incidente entre mulheres. Segundo as estatísticas, a doença atinge cerca de 60 mil casos ao ano e ocasiona cerca de 15 mil mortes.

"As campanhas de prevenção são de extrema importância para a detecção precoce, que é a chave para a cura e para o tratamento precoce. Quando o câncer de mama é detectado em seu estágio inicial, menor que 2 centímetros, e ainda não tenha ocorrido o comprometimento da axila, a taxa de cura é muito alta, chegando a ser superior aos 90%. Por isso o diagnóstico precoce é tão importante", ressalta.

O médico lembra que a conscientização tem crescido a cada ano, mas que muitas mulheres ainda deixam de realizar os exames.

A mamografia, por exemplo, deve ser feita uma vez ao ano por mulheres com idade acima de 40 anos ou que tenham algum sintoma ou antecedente importante. Porém, atualmente somente 70% do público alvo realiza o exame.

"Todos os meses as mulheres, desde o início da vida menstrual, devem realizar o autoexame. Ao notarem qualquer diferença, elas devem procurar seu médico", considera.

Doutor Bocardo lembra ainda que a campanha Outubro Rosa deve ser lembrada como um marco, mas que as mulheres precisam se cuidar durante todo o ano, realizando exames de rotina, pois são eles que salvam vidas.

Unimed Assis - Médico Rogério Bocardo destacou a importância do Outubro Rosa durante evento da Unimed Assis
Médico Rogério Bocardo destacou a importância do Outubro Rosa durante evento da Unimed Assis


Confira a entrevista da TV AssisCity com o médico:



Redação AssisCity/ Fotos: Divulgação
+ VEJA TAMBÉM