05 de Abril de 2020
17º/30º
NOTÍCIAS » LOCAL

Canteiro central da Avenida Dom Antônio recebe plantio de mudas de mamão formosa em Assis

Inovação chamou a atenção dos munícipes, que já no próximo ano poderão colher os frutos das árvores

No início desta semana, os assisenses que passam pela Avenida Dom Antônio puderam acompanhar um novo plantio de mudas no canteiro central da via, em Assis. A ação foi acompanhada pelo Prefeito de Assis, José Fernandes, um entusiasta da ideia, juntamente com secretário de Meio Ambiente, Fábio Nossack.

Após o plantio das palmeiras locuba no trecho próximo ao Parque Universitário, onde não há fios, e dos ipês amarelos e brancos, a avenida recebeu agora mudas de mamão formosa.

A inovação chamou a atenção dos munícipes, que já no próximo ano poderão colher os frutos das árvores.

"A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente tem realizado várias ações por toda a cidade e especificamente na Avenida Dom Antônio, que durante muito tempo ficou abandonada. Nós já fizemos o plantio de grama esmeralda no canteiro central e, após instalarmos os vasos permanentes, eles receberam as mudas de mamão formosa. Essa é uma avenida importante para nosso município e que merece atenção, cuidado e carinho”, afirma o secretário Fábio Nossack.

Ainda segundo Fabio, com mais essa ação, Assis caminha na tendência global de preocupação com o meio ambiente.

"As cidades estão passando por uma mudança global, no entendimento de que os centros urbanos também podem produzir alimentos, frutas para os pássaros e ter uma harmonia maior com o meio ambiente. A estrutura que montamos com os vasos será permanente e ao longo dos períodos irá receber novos tipos de mudas e outras espécies”, salienta.

O prefeito José Fernandes também participou do plantio das mudas e ressaltou a inovação.

"O plantio foi feito com técnicas de adubação e preparo, e com certeza as mudas vão crescer de forma vigorosa. É algo novo e a nossa administração se preocupa em cuidar das pessoas, mas cuidar da nossa cidade também é muito importante. São dois caminhos que andam juntos e daqui um ano esses pés de mamão estarão produzindo, não é para mim, é para todos nós. O mais importante é criar um aspecto paisagístico de uma cidade bem cuidada, bem amada e que possamos ter orgulho”, finaliza.

Próximos plantios

Os trabalhos da Secretaria de Meio Ambiente de Assis não param e nos próximos dias um novo plantio deve ser realizado. Desta vez, de mudas de cacau.

Desta vez, será no canteiro localizado no final da Avenida Getúlio Vargas, após o Terminal Rodoviário, em direção à Casa da Criança.

Em outros lugares

Em Brasília, capital do país, já há muitas árvores frutíferas plantadas e que alimentam não apenas a fauna, mas também a população da cidade.

A presença dessas espécies no ambiente urbano mobilizou até mesmo a criação do aplicativo Fruit Map, que mapeia os locais onde há as espécies.

Mais de 800 pessoas da capital já aderiram e mostram a preocupação da comunidade em investir nessas iniciativas, que são gratuitas e sem agrotóxicos!

Um dos idealizadores do app, Vinicius Magalhães, ressalta também que países como a Alemanha também já somam pés de frutas pelas cidades, reforçando ainda mais a tendência global de preocupação com o meio ambiente e com a saúde da população.

Divulgação - Mudas de mamão formosa foram plantadas em trecho da Avenida Dom Antônio em Assis
Mudas de mamão formosa foram plantadas em trecho da Avenida Dom Antônio em Assis


Divulgação - Prefeito José Fernandes e secretário Fabio Nossack ressaltam tendência global de preocupação com o meio ambiente
Prefeito José Fernandes e secretário Fabio Nossack ressaltam tendência global de preocupação com o meio ambiente


Redação AssisCity/ Fotos: Divulgação
+ VEJA TAMBÉM