17 de Fevereiro de 2020
17º/30º
ENTRETENIMENTO » COLUNISTAS

Assis: uma das melhores cidades de SP para se viver

COLUNISTA - Arildo Almeida

Uma recente pesquisa do Pnud – órgão das Nações Unidas –, em parceria com o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e a Fundação João Pinheiro, revelou que Assis é uma das 25 melhores cidades para se viver no estado de São Paulo.

Na verdade, Assis ocupa a 16ª posição do ranking estadual, segundo o IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal).

Esse índice vai de 0 a 1 (quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano), seguindo as mesmas três dimensões do IDH Global, mas vai além: usa a metodologia mundial (áreas de educação, renda e expectativa de vida), adequada ao contexto nacional, avaliando o desenvolvimento de cada cidade.

O IDHM final de Assis é 0,805, enquanto a média do Brasil é 0,727. Para chegar a esse número, o Índice mede três das mais importantes dimensões do desenvolvimento humano: oportunidade de uma vida longa e saudável, de ter acesso ao conhecimento e ter um padrão de vida que garanta as necessidades básicas. O quesito vida longa e saudável se refere a expectativa de vida de cada pessoa, segundo o IBGE; no caso, esse número chegou a 0,865, ou seja, a expectativa de vida do assisense é de 76,9 anos. O padrão de vida é medido pela renda municipal per capita, que é a renda média de cada residente do município. Em Assis, a renda de cada cidadão é 0,771. Educação alcançou o número de 0,781.

E o que faz uma cidade ser melhor para se viver? Certamente, não é só o tamanho do PIB ou renda per capita. Morar numa cidade que ofereça serviços básicos de qualidade (saúde, educação e saneamento básico) impacta diretamente na vida dos cidadãos. E Assis tem avançado nessas áreas. Nossa cidade tem mais de 40 escolas públicas, que atendem desde bebês até os adolescentes que cursam o Ensino Médio, mais escolas profissionalizantes, educação para jovens e adultos e escolas em penitenciárias, além das instituições de ensino superior que oferecem cursos nas mais diversas áreas. Na saúde não é diferente, já que tem serviços de emergência, preventivos e de tratamentos em todas as regiões da cidade e, cada vez mais, tem ampliado o atendimento público de saúde.

Mas há outros fatores que podem ajudar a fazer a diferença na qualidade de vida do cidadão, como, por exemplo, a manutenção da qualidade do espaço público. Hoje, Assis conta com seis parques (incluindo o Eco Parque, antigo Centro Social Urbano, inaugurado nesse final de semana) para os moradores se divertirem de diversas formas. E em 2020 terá mais um, o Parque da Cidade, próximo à rodoviária. Outro espaço que o assisense terá disponível no ano que vem, será o antigo Cinema Municipal. Ele faz parte de um grande projeto da FEMA para fomentar a cultura em Assis, com a criação de um polo audiovisual. Esse polo ofertará atividades envolvendo o púbico em geral, como a exibição de filmes toda semana, mostras e festivais de cinema e programação para escolas, além de gerar empregos nos mais diversos setores.

Assis é uma das melhores cidades de São Paulo para se viver. Eu amo Assis e amo morar em Assis.

Bom dia, Assis!!!

Divulgação
+ VEJA TAMBÉM