01 de Abril de 2020
17º/30º
NOTÍCIAS » EDUCAÇÃO

Curso de Ciências Biológicas da UNESP Assis completa 30 anos

Curso foi criado em 16 de fevereiro de 1990, oferecendo inicialmente apenas a modalidade licenciatura, sendo que a partir de 1998 foi incluída a formação de bacharel

O curso de graduação em Ciências Biológicas foi criado em 16 de fevereiro de 1990, pela Resolução Unesp nº 13, oferecendo inicialmente apenas a modalidade licenciatura, sendo que a partir de 1998 foi incluída a formação de bacharel em Ciências Biológicas.

O curso de Biologia da Faculdade de Ciências e Letras (FCLA), apesar das turbulências e desafios financeiros e políticos pelos quais o país passou nestes 30 anos, manteve excelência na qualidade de ensino. Nossos ex-alunos estão espalhados pelo Brasil e pelo exterior, mas muitos ainda estão em Assis e região, contribuindo com a qualidade do ensino em Ciências e Biologia.

A formação dos nossos alunos tem permitido sua inserção em institutos de pesquisa, agências de proteção a biodiversidade, empresas de consultoria, empresas de biotecnologia, laboratórios de análises clínicas e ambientais, universidades, entre outros. As indústrias da região também têm contratado os nossos ex-alunos, especialmente as usinas de açúcar e álcool e as indústrias de alimentos. A carreira acadêmica atraiu diversos de nossos ex-alunos, e hoje são mestres e doutores atuando em faculdades públicas e privadas.

Divulgação - Unesp Assis comemora 30 anos do curso de Ciências Biológicas
Unesp Assis comemora 30 anos do curso de Ciências Biológicas


O departamento de Ciências Biológicas da UNESP de Assis, criado em 1992 justamente em decorrência da instalação do curso de graduação em Ciências Biológicas no campus de Assis, parabeniza os alunos em curso e seus ex-alunos, e sente-se grato e orgulhoso por ter contribuído com essa história. Sabendo que um curso de graduação é mantido com o esforço e o trabalho de muitas pessoas, aproveitamos a ocasião para agradecer funcionários e técnicos que trabalharam diretamente no curso de graduação em Ciências Biológicas da UNESP de Assis.

Nosso agradecimento aos docentes, entre aposentados e na ativa, que contribuíram com o curso, não só ministrando aulas, mas também realizando pesquisas científicas importantes para o desenvolvimento da região, do país e da ciência. Graças ao esforço de alunos, professores e funcionários, no campus de Assis tem sido desenvolvidos projetos de pesquisa em diferentes áreas, como recuperação de rios, córregos e lagos; descrição de plantas, insetos e doenças; desenvolvimento de medicamentos naturais e sintéticos; desenvolvimento de tratamentos com célula tronco; levantamento de espécies de ambientes tão distintos quanto oceano e cerrado; melhoria de processos para produção de álcool combustível e melhoria da reprodução de bovinos, entre outros.

Nosso desejo é que o curso de Ciências Biológicas avance ainda mais e seja uma referência de sucesso no ensino, na pesquisa e na extensão.

Divulgação
+ VEJA TAMBÉM