03 de Abril de 2020
17º/30º
NOTÍCIAS » SAÚDE

Assis mantém 2 casos suspeitos de coronavírus e região já soma total de 21

Bauru é a cidade com maior número de suspeitas: 10 no total

O número de casos suspeitos de coronavírus tem aumentado nos últimos dias, inclusive na região do Centro-Oeste Paulista.

De acordo com os números divulgados nesta segunda-feira, 16 de março, já são 21 casos suspeitos aguardando resultados de exames para confirmar ou descartar a doença.

Bauru (distante 188 quilômetros de Assis) é a cidade da nossa região com o maior número de suspeitas: 10 casos até o momento.

Em Botucatu (247 quilômetros de Assis) são 5 casos suspeitos. Já em Assis estão mantidos apenas dois casos suspeitos, assim como em Santa Cruz do Rio Pardo (97 quilômetros de Assis).

Em Ibirarema (44 quilômetros de Assis) e Marília (75 quilômetros de Assis) também há um registro de caso suspeito em cada uma das cidades.

Assis

A Vigilância Epidemiológica de Assis divulgou na sexta-feira, 13 de março, a informação do segundo caso suspeito na cidade. Trata-se de uma jovem que não tem doença de base e passa bem. O caso permanece monitorado pela vigilância na residência da paciente e evitando contatos com demais pessoas.

A jovem esteve em viagem à Europa, chegou em Assis dia 10 de março e apresentou sintomas leves no dia 12 de março. Ela procurou uma unidade de pronto atendimento particular, onde realizou coleta de exames para diagnóstico. As amostras foram enviadas para o Instituto Adolfo Lutz nesta sexta e a V.E aguarda o resultado laboratorial, que não tem prazo para ser divulgado.

O primeiro caso suspeito é de um jovem que esteve na França e chegou em São Paulo no dia 7 de março. O paciente apresentou sintomas leves, procurou um pronto atendimento da rede particular, onde recebeu orientações e realizou exames para diagnóstico, que foram encaminhados para o Instituto Adolfo Lutz, e também aguarda o resultado laboratorial, que poderá confirmar ou descartar a suspeita.

Demais cidades

No sábado, a Prefeitura de Bauru informou que não há casos confirmados da doença, mas que a Secretaria de Saúde monitora 7 casos suspeitos. Informou também que a atualização oficial dos casos está sendo feita apenas pela assessoria de comunicação da prefeitura e não isoladamente por outros departamentos.

A Prefeitura de Botucatu montou uma central para atendimento telefônico e domiciliar de moradores com um ou vários sintomas da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Também vai ser disponibilizada uma equipe de atendimento específico a pacientes com esses sintomas foi montada e atuará no Espaço Saúde.

No estado de SP, os servidores estaduais com mais de 60 anos vão trabalhar de casa. A medida foi divulgada pelo governador João Doria e as exceções são servidores ligados à Segurança e à Saúde. O governador também recomendou o fechamento de cinemas e casas de espetáculos. As férias e as licenças dos servidores de saúde foram suspensas por 60 dias.

Redação AssisCity/ Fotos: DIvulgação
+ VEJA TAMBÉM