03 de Abril de 2020
17º/30º
NOTÍCIAS » SAÚDE

Hospital Regional de Assis será referência para tratamento de Coronavírus de municípios da região

O local deverá receber pacientes de 25 municípios do Vale do Paranapanema

*Esta matéria está em atualização

Nesta quarta-feira, 18 de março, foi realizada uma reunião para definir como o Hospital Regional de Assis atuará durante a pandemia de Coronavírus.

Autoridades se reuniram para debater sobre o HRA ser a referência no tratamento de pacientes com a doença, em especial o Núcleo de Atendimento Referenciado (NAR), que atenderá pacientes em situações graves de saúde de toda a região, que engloba cerca de 25 municípios do Vale do Paranapanema.

Após atendimentos no NAR, os casos poderão serão encaminhados para outras unidades.

Em nota, o HRA informamos que após a reunião, que contou com a presença de 3 infectologistas, vigilância epidemiologia estadual e web conferência do Secretário de Saúde do Estado, o Hospital Regional de Assis resolveu:

1 - Cancelar as cirurgias eletivas que seriam realizadas a partir de 23/03/2020.
2- Suspender, até segunda ordem, todos os agendamentos eletivos de diagnose e de consultas ambulatoriais, EXCETO consultas oncológicas, quimioterapias, gestação de alto risco e endocrinologia infantil.

Segundo informações que têm circulado, mas ainda não foram confirmadas pela Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de São Paulo, o Hospital recebeu nesta quinta-feira, 19 de março, o primeiro paciente da região com suspeita de estar com Coronavírus em Assis. Trata-se de um homem, com idade acima de 80 anos e que está em estado grave.

O paciente estaria internado na UTI do HRA e teria sido encaminhado pelo Cross - Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde.

Em nota, Secretaria Municipal da Saúde de Bernardino de Campos esclareceu que o paciente em questão foi encaminhado ao HRA (Hospital Regional de Assis) pela CROSS (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde) na noite de ontem, 18/03/2020, por complicações respiratórias, "mas acabamos de entrar em contato com o Pneumologista que está assistindo o paciente e o mesmo nos posicionou que se trata de um quadro respiratório grave, mas DESCARTA Coronavírus e que estão fazendo exames mais apurados para fechar o diagnóstico.
A Secretária da Saúde, Vânia Maranho, ressalta que até o momento não temos NENHUM CASO de COVID-19 (CORONAVÍRUS) confirmado em nosso município e garante que se tivermos algum caso todos serão informados através de nossas páginas oficiais", finaliza.

Redação AssisCity
+ VEJA TAMBÉM